Igreja é tombada como patrimônio do município e apresentada diversos problemas estruturais
Da Redação
Através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos, no Alto Paranaíba, a Prefeitura da cidade realizou nos últimos meses o restauro e a revitalização da Capelinha de Pedra, situada no Santuário de Nossa Senhora Aparecida.
O local estava em péssimo estado de conservação, com muitas infiltrações, problemas de umidade, paredes com o reboco e pintura antigos, janelas estragadas, vidros quebrados e problemas no espaço de fixação de fotos dos romeiros. A capelinha é tombada como patrimônio histórico do município e necessitava urgente de uma intervenção. A Prefeitura Municipal e Paróquia são as responsáveis pela preservação e manutenção do local.
A Capelinha de Pedra agora está restaurada e revitalizada, e a sala dos milagres mais moderna. “Com a instalação dos vidros, as fotos agora não serão coladas diretamente na parede, o que era um grande problema, pois, elas estragavam com o tempo, devido à umidade e ataque de fungos. Agora as fotos serão fixadas nos vidros, local mais apropriado”, diz a Prefeitura, em nota.
Foram realizados os serviços:
– Reboco e pintura da área externa e interna do local;
– Troca das calhas e rufos do telhado;
– Restauro de todas as janelas; com conserto das ferragens, troca dos vidros e pintura;
– Pintura de todas as portas da capelinha;
– Instalação de vidros em toda a sala dos milagres, para serem fixadas as fotos que já existiam e as fotos que serão deixadas pelos romeiros;
– Instalação de prateleiras de vidro na sala dos milagres.
O recurso para a obra foi do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Campos Altos (Fumpac). Foram investidos R$ 20 mil. A mão de obra com engenheiro, pedreiros, serventes e pintor foi cedida pela Prefeitura. A utilização deste recurso foi aprovada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos.
A Capelinha
O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico Santuário Nossa Senhora Aparecida; constituído pela capelinha antiga (1951), a capelinha de pedra (1966), a Imagem de Nossa Senhora Aparecida (17,1 m de altura), o Cruzeiro em estrutura metálica e a primeira Escadaria, foi tombado no ano de 2010, pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos, devido ao seu valor religioso, histórico e cultural.