O tema deste ano é “Cidade para as pessoas, proteção e prioridade ao pedestre”.
Um buzinaço com a carreata na manhã desta segunda-feira (15) deu o pontapé inicial para a Semana Nacional do Trânsito, em Araxá, no Alto Paranaíba. Veículos da Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Assessoria de Trânsito e Transportes (Asttran), dentre outros parceiros, saíram da Avenida Ecológica e passaram pelas principais vias da cidade, levando o tema da campanha que é “Cidade para as pessoas, proteção e prioridade ao pedestre”. A semana vai ser encerrada no dia 25 de setembro.
De acordo com o assessor de Trânsito e Transporte, Bruno Borges, essa ação que dura quase duas semanas já é realizada há quatro anos e entrou para o calendário de atividades municipais. “Nós já iniciamos esse trabalho lá em 2011 e agora estamos dando continuidade, visando sempre levar a segurança. Nosso foco é o pedestre porque temos observado que alguns deles não estão respeitando os condutores. Está faltando comunicação na verdade. E, por isso, vamos desenvolver campanha para que ocorra essa conscientização”.
Na semana estão previstas diversas ações educativas com auxilio de órgãos de defesa social. O sargento da Polícia Rodoviária Estadual, Marco Túlio, explica que é preciso à colaboração de todos. “Pedimos uma atenção especial nas faixas de pedestre. Transitar somente em locais permitidos. E orientamos também aos motoristas que peguem o exemplo dos grandes centros, onde no momento em que a população coloca os pés na faixa, o condutor respeite a sinalização”, afirma.
O capitão da Polícia Militar, Reginaldo Corrêa Silva, destaca que a PM tem papel relevante no controle do bom funcionamento e da segurança no trânsito, mas que esse é um trabalho coletivo. Por isso, aumenta cada vez mais a necessidade de apoiar esse movimento.
“A parceria da PM com os outros órgãos, principalmente com a Asttran, tem sido fundamental para traçar estratégias no combater as infrações de trânsito na nossa cidade. Para evitar acidentes que vem ceifar vidas. E é importante também para que possamos conscientizar as pessoas tanto quanto as normas como o respeito ao próximo”, salienta o capitão.