O evento reúne 10 equipes, de cinco instituições de ensino da região
O cronômetro para disputa mais aguardada entre os acadêmicos do curso de Engenharia de Automação Industrial do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), em Araxá, no Alto Paranaíba, foi acionado na noite de ontem (15), na sede da escola de ensino superior, que marca a terceira edição do Torneio de Robótica. O evento segue até a sexta-feira (17), às 20h, quando serão anunciados os três vencedores entre as 11 equipes participantes.
A competição é resultado de meses de projetos para alguns segundos na pista. O objetivo é zerar o percurso, cheio de obstáculos, no menor tempo. Segundo o diretor do Cefet, Henrique José Avelar, é uma tarefa que exige muita dedicação dos alunos. “O robô tem que cumprir o percurso num curto espaço de tempo. O peso também interfere na pontuação. A disputa prova que eles aprenderam, mostra o desenvolvimento do projeto, o trabalho em equipe e o intercâmbio. O que incentivam a formação de novos grupos”.
O estudante, Armando Neto, participa pela segunda vez. No ano passado sagrou-se campeão e contou que busca o título novamente em 2014. “Nesta edição viemos com o protótipo com proposta nova, devido experiência que acarretamos no último ano. Mudamos algumas coisas como a quantidade de motores, o designer geral do carro e, o carro anterior nós montamos nova equipe que vai participar na tentativa de passar os colegas de cursos mais novos a experiência”.
Uma oportunidade de promover o conhecimento científico e integração entre as escolas. É o que acredita o coordenador geral do Cefet, em Araxá, Leandro Rezende Matiolli. “Quando você vivencia a prática, tudo o que aprendeu acaba solidificando o conhecimento. A partir daí tem novos desafios, o que acaba forçando aprender a teoria de forma detalhada”.
Para algumas, o relógio pode ser o adversário, mas o conhecimento adquirido no trabalho em equipe é o que mais conta para os universitários.
“A cada ano eles estão se aperfeiçoando mais e já estão ganhando campeonatos fora de Araxá. O que mostra a competência e o empenho dos estudantes. E este ano temos só equipes competitivas. Então vai ser um alto nível a competição e temos muita chance de ficar em primeiro lugar”, conta Aline Fernanda Bianco, assistente de pesquisa.