Minas no Foco

Cemig orienta sobre cuidados com enfeites luminosos de Natal

Diversos cuidados precisam ser tomados na hora de montar a decoração e instalar enfeites que utilizam a rede elétrica

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta sobre os cuidados a serem tomados na instalação de ornamentos luminosos, para garantir seu funcionamento seguro até o término do período natalino.

A regra, segundo o engenheiro eletricista da Cemig, Demetrio Venício Aguiar, é optar por produtos de boa qualidade, com o melhor nível de isolamento elétrico possível. Quando instalados incorretamente, os enfeites luminosos podem oferecer riscos à segurança das pessoas.

A recomendação é que sejam utilizados somente artefatos aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), submetidos a testes que garantam o bom funcionamento dos dispositivos.

Além disso, recomenda-se evitar as “gambiarras”, como a instalação de muitos enfeites em uma mesma tomada, utilizando adaptadores e multiplicadores popularmente conhecidos como T ou benjamim.

“Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípio de incêndio”, explica Demétrio Aguiar. O engenheiro afirma que filtros de linha podem ser utilizados, desde que seu dispositivo interno de proteção esteja operante e não tenha sofrido alterações.

É preciso, também, orientar as crianças a evitar o contato e aproximação das instalações elétricas. Elas, que se sentem atraídas e curiosas com a pluralidade de cores e estilos das luzes natalinas, podem sofrer acidentes de várias proporções.

Uma boa dica é colocar uma barreira física em volta da árvore de natal feita com caixas de presentes de forma a impedir o acesso aos fios elétricos, protegendo assim as crianças e os animais domésticos.

Ainda segundo Demetrio Aguiar, é importante ressaltar que existem enfeites antigos incompatíveis com o novo padrão de plugues e tomadas, o que demanda o uso de adaptadores. No entanto, esses aparelhos oferecem os mesmos riscos de Ts e benjamins.

Recomendações em geral

– Para a instalação de lâmpadas decorativas em fachadas, muros, jardins e árvores deve-se respeitar a distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica.

– Não instale as lâmpadas decorativas utilizando os postes e pontaletes de padrão da Cemig como forma de fixação das mesmas.

– Não utilize enfeites luminosos próximos a piscinas a fim de evitar que um contato acidental da instalação elétrica com a água possa ocasionar um acidente grave.

– Muitas árvores de Natal são feitas de arame, e os enfeites têm de estar isolados para impedir a energização acidental.

– Todos os enfeites devem ser bem afixados, para que o vento não os projete contra a fiação da rede elétrica, provocando acidentes graves.

– Desligar os enfeites luminosos antes de dormir ou sair de casa pode contribuir para a redução do valor da conta de energia e evitar acidentes.

– O conjunto da tomada de energia deve ser desligado ao substituir lâmpadas. Nunca execute esse procedimento puxando a tomada pela fiação.

– Evite deixar a instalação em área sujeita a chuva ou alagamento.

– Proteja os pontos das conexões elétricas e as tomadas adequadamente.

– Ao instalar o conjunto de lâmpadas em estruturas metálicas, só realize a instalação após isolar as quinas de metal e evite as estruturas com quinas pontiagudas.

– Após a instalação, corrija os pontos de aquecimento. Siga corretamente as instruções do catálogo do fabricante.

– Dê preferência aos enfeites impermeáveis. Eles são mais seguros e duram mais.

– Dê preferência às lâmpadas de LED. Além de mais econômicas, não geram aquecimento e são mais brilhantes.

Recomendações para a instalação de conjuntos luminosos para fachada de prédio com potência mais elevada

– Contrate o serviço de um engenheiro, técnico ou eletricista para dimensionar a fiação e a proteção do circuito de acordo com a carga a ser ligada.

– Verifique a proximidade com a rede de energia da Cemig, pois, no caso de chuva forte com vento, a iluminação decorativa instalada pode vir a tocar a rede elétrica e provocar curtos-circuitos se estiver mal afixada.

– Evite choques elétricos, observando a distância mínima da rede elétrica ao instalar a decoração de fachadas ou áreas externas.

– Nunca é demais lembrar que se tocar ou se aproximar da rede elétrica, o resultado será o choque elétrico e suas consequências.

Acidentes

A Cemig orienta que, no caso de ocorrências em instalações elétricas dentro do imóvel, deve-se acionar um eletricista particular. Em caso de ocorrência com a rede elétrica externa, basta ligar imediatamente para a central de atendimento ao cliente Fale com a Cemig – 116.

Agência Minas

Compartilhe esta notícia:

Related Posts