Minas no Foco

Cerca de 500 cães já foram castrados pela Vigilância Ambiental em Araxá

Prioridades são animais que estão em abrigos e entidades, mas cidadãos que tem mais de dois animais em casa podem se inscrever

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira, dia 10, o balanço das castrações feitas através do setor de Vigilância Ambiental. Cerca de 500 cães já foram castrados gratuitamente desde maio, quando começou a valer o contrato da Prefeitura de Araxá com as clínicas responsáveis pelas cirurgias.

Até o fim do mês de setembro foram castrados 448 animais. A prioridade são os cães do canil municipal e dos abrigos Mãos de Assis e Lar Castelha, que acolhem animais de rua ou abandonados por seus donos.

Foram castrados 52 cães do canil municipal, 62 do Lar Castelha e outros 52 do Mãos de Assis. A cirurgia de castração foi estendida para 282 animais cujos donos possuem dois ou mais cães.

Os animais candidatos à castração devem fazer exames de sangue e precisam ser aprovados pelos veterinários. A cirurgia dura 30 minutos em animais machos e uma hora e meia em fêmeas. Os cães recebem antibióticos e antiinflamatórios e voltam para casa no mesmo dia. As pessoas que possuem mais de dois cães e querem castrar seus animais devem realizar o cadastro nos PSFs (Programa de Saúde da Família) ou com os agentes de endemias.

A população de cães cresce dia após dia. Porém, nem todos que nascem conseguem um dono ou um lar e acabam na rua. Por isso é necessário castrar os animais para que esse aumento progressivo seja evitado.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts