Vereador Fabiano Santos Cunha ainda levou ações positivas para a educação araxaense, com doação de livros e verba para laboratório escolar
Na tarde dessa terça-feira (09), durante a Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá, o Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB) enviou uma indicação ao Secretário de Serviços Urbanos e Obras Públicas da Prefeitura, Marco Antônio Rios, solicitando estudo para cercamento das Áreas de Preservação Permanente (APPs), Áreas de Proteção Ambiental (APA) e Áreas Verdes da cidade, a fim de proteger os espaços.
Segundo Fabiano, a ideia é amenizar um problema que é antigo, sério e preocupante. “Temos acompanhado ações das equipes do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e funcionários da empresa Mosaic, que tem feito um trabalho de reflorestamento e manutenção das matinhas na área urbana de Araxá e nessas atividades, constatamos a necessidade do cercamento”, explicou o Vereador.
As áreas tem se tornado depósito de entulhos da construção civil em diversos bairros, transformando negativamente a paisagem e deixando os locais propensos a proliferação de animais peçonhentos, roedores, focos do mosquito da dengue, até como possíveis esconderijos de pessoas mal intencionadas ou usuários de entorpecentes. Fabiano, na justificativa da indicação, apontou um exemplo positivo em Araxá, que foi o cercamento da área verde ao lado do Parque do Cristo, ao longo da Avenida Dâmaso Drummond. O cercamento evitou o vandalismo e possibilitou a recuperação das plantas nativas e proteção de aves e pequenos animais que ocupam o habitat.
“O cercamento dessas áreas, além de evitar que haja acúmulo de lixo, que comumente é jogado por carroceiros e outros cidadãos, vai também facilitar a proteção da fauna e das espécies que vem sendo replantadas, como forma de devolver aos espaços as árvores nativas. Muitas dessas áreas de mata ainda são abrigos de nascentes, que devem ser preservadas”, finalizou Fabiano.
Educação em pauta
A educação e cultura são pilares fundamentais da formação das pessoas. Incentivar ações concretas e apoiar realizações positivas são formas de fomentar projetos que possam colaborar com essas áreas. O Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), em seu tempo regimental na tarde dessa terça-feira (09), na Reunião Ordinária da Câmara, apresentou iniciativas importantes para a educação de Araxá. Uma, foi a doação de 804 obras literárias para a Biblioteca Pública Municipal “Viriato Corrêa”, por meio do curador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), Afonso Borges, vindo ao encontro de um requerimento feito pelo parlamentar.
“Todos nós sabemos do legado que o Fliaraxá deixa na cidade no que tange ao incentivo à leitura. Nossa ideia foi ao encontro do que o curador do Fliaraxá pensa e conseguimos viabilizar essa arrecadação de livros que vão compor o acervo da Biblioteca Municipal de Araxá e ainda poderão ser enviados às escolas do município”, explica Fabiano.
Os livros arrecadados englobam exemplares de obras literárias de escritores brasileiros e estrangeiros, adultos, infantis e infanto-juvenis. Ao todo, em termos de valores, são aproximadamente 20 mil reais em livros que foram doados. “A ação marca a definitivamente o legado do Fliaraxá na formação literária e educacional dos estudantes da cidade. Ganham a cultura, a educação, e claro, os alunos de Araxá”, ressalta Fabiano.
Ainda em seu tempo de tribuna, Fabiano comemorou a resposta positiva para a destinação de um recurso de R$ 40 mil à Escola Estadual Maria de Magalhães para a criação de um laboratório de ciências. Recentemente, o Vereador se reuniu com a direção da escola, que apresentou a demanda. “Nós procuramos o Deputado Estadual Bosco, que prontamente nos atendeu, e assim, foi confirmada a destinação desse recurso para a compra dos equipamentos necessários ao funcionamento do espaço. Agora, trabalharemos para ajudar à Escola Maria de Magalhães para levantar a verba para a construção as salas que vão abrigar esse laboratório”, afirma o Vereador.
Resumo da tribuna
Em seu tempo regimental, o Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB) falou da solução de um problema, que pacientes de Araxá que precisavam viajar à Uberaba para perícias médicas no INSS estavam enfrentando. Os cidadãos não encontravam vagas disponíveis nas viagens para comparecer as perícias, que são marcadas pela Justiça Federal. Fabiano, em contato com a Secretária de Saúde, Diane Dutra, foi informado que o problema era pontual, devido a um aumento inesperado da demanda por passagens, mas que o caso foi resolvido e as viagens normalizadas.
Encerrando seu uso da tribuna, Fabiano apresentou quatro moções. Foram duas de Congratulações: uma ao Cabo Marcelo Dutra Estevão e Soldado Maykon Marllon Souza, do Corpo de Bombeiros de Araxá, que atuaram com equipes de salvamento na tragédia de Brumadinho; e outra ao 37º Batalhão da Polícia Militar, pelos ótimos índices da segurança pública, apresentados em Audiência na Câmara. Outras duas foram Moções de Pesar: aos familiares de Paulo Machado, que faleceu no dia 1º de junho de 2019; e aos familiares de Antônio Nogueira Lima Junior, que morreu em 3 de julho de 2019.
Ascom Vereador Fabiano Santos Cunha