Bueiros não aguentaram o volume de água causando grandes alagamentos
Por Janaína Silva
No final da tarde e parte da noite desta segunda feira (03) uma chuva forte caiu em Araxá, no Alto Paranaíba, por cerca de uma hora, causando grandes transtornos em pontos diferentes do município.
Na rua Cecílio Salomão esquina com rua Alexandre Gondin, no bairro Vila Rica um carro foi arrastado pela correnteza, tendo apenas danos materiais. A água chegou até a metade dos bancos do modelo Chevette.
Nas rotatórias das Avenidas João Paulo II com Danilo Cunha; e das ruas Alexandre Gondin com da Banheira, os bueiros não aguentaram o volume da chuva e o nível da água subiu mais do que em outras ocasiões. A Praça Hely França, próximo a Igreja do Rosário, ficou tomada pelo granizo, praticamente mudando de cor.
De acordo com Soldado Galvão, do Corpo de Bombeiros em Araxá, foram muitas as ocorrências. Até às 20h, havia registro de vários atropelamentos, inundação de duas residências no Bairro Orozino Teixeira, onde os danos foram materiais, e queda de árvore na avenida João Paulo II. A previsão é que a chuva continue nesta terça feira (04 de outubro) e na quarta feira, 05 de outubro.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais alerta que antes das chuvas faça limpeza dos telhados; desobstrua as calhas; mantenha os ralos, esgotos, galerias e valas limpos; retire entulhos dos quintais, becos e ruas; providencie a poda ou corte de árvores com risco de queda; Reforce (ou escore) muros e paredes pouco confiáveis.
E durante chuvas intensas mantenha um membro da família atento e vigilante ao nível de subida das águas, mesmo a noite; tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso; armazene água potável; mantenha os objetos de maior valor em partes mais elevadas; desligue a energia elétrica; e procure abrigo em local alto e seco.