Minas no Foco

Cia Valentina de Teatro, de Araxá, estreia novo espetáculo e prepara turnê por cidades mineiras

Montagem, que ganhou nova roupagem, surgiu a partir de uma cena curta produzia em projeto com o Grupo Galpão

Da Redação

A Companhia Valentina de Teatro, de Araxá, no Alto Paranaíba, está alçando novos voos em seus trabalhos e conta as horas para a estreia nessa terça-feira (13), às 20h, na sede da Escola, na Rua Dom José Gaspar, 33, Centro, um novo espetáculo na cidade, além de preparar uma turnê por cidades mineiras.

O novo espetáculo da Cia. Valentina de Teatro estreia em neste mês de Dezembro/2016 em Araxá e Belo Horizonte e tem direção de Leo Ortiz. A cidade histórica de São João del-Rey também deve receber a Cia no ano que vem.

A peça Gilles – Le Barbe Bleue nasceu após a produção de uma cena curta com o Grupo Galpão no ano de 2015, com consultoria de direção de Simone Ordones durante quatro meses e foi apresentada no ‘Circuito da Cena’, juntamente com os vencedores do ‘Festival de Cenas Curtas’ do Galpão Cine Horto, em Araxá.

Já pensando em dar continuidade na proposta, em março de 2016, Sr. H, um dos personagens da trama, foi confeccionado: um boneco de manipulação híbrida (técnica onde o ator/manipulador cede parte do seu corpo para compor o corpo do boneco) com estética grotesca. O processo aconteceu na oficina de confecção de bonecos teatrais de Natacha Belova (Rússia) em Belo Horizonte.

Assim a Companhia concebeu “Gilles – La Barbe Bleue”, espetáculo de suspense adulto com linguagem de Bonecos em escala humana, onde o inanimado faz o papel do impossível e o ator lança mão do teatro físico e não verbal.

A história

“Um estudo sobre a rotina e a perversão humana.” Gilles – La Barbe Bleue

O último escritório, num canto do mundo. Três investigadores analisam casos mal resolvidos e nebulosos, históricos ou fictícios, com base na literatura mundial. Após muito tempo, surge uma nova alma para compor o grupo.

A partir daí velhas histórias começam a se repetir e novos assassinos e assassinatos despontar. Até que ela traz à tona uma antiga investigação e evidências sobre o caso “La Barbe Bleue”, que estremece a realidade e a ficção de todo o grupo. A narrativa passa a ser cada vez mais sombria que uma mera e corriqueira investigação.

Texto criado a partir de estudos sobre a perversão humana e assassinos notórios, com base na pesquisa do Teatro do Absurdo, que busca revelar o inusitado através das ironias e das mazelas humanas enfocando o comportamento social e o existencialismo.

“A perversão é inerente ao ser humano”.

Indicação etária: 16 anos

Datas das apresentações

ARAXÁ

13 de dezembro de 2016 – 20h

Local: CCT – Rua Dom José Gaspar

BELO HORIZONTE

17 de dezembro de 2016 – 21h

18 de dezembro de 2016 – 20h

Local: Gruta Casa de Passagem – Belo Horizonte

Ingressos: Informações pelo telefone (34) 3664-5077

A Companhia

A Companhia Valentina de Teatro, em seus cinco anos de trajetória, vem pesquisando o teatro de formas animadas a fundo. Em seus espetáculos, mescla técnicas e métodos de interpretação, sempre em busca de um teatro de múltiplas linguagens, onde o ator, o objeto e o boneco sejam protagonistas de suas histórias.

O Elenco

Leo Ortiz

Artista Cênico e pesquisador das teorias e práticas de Teatro, confecção e atuação em teatro de animação. Arte Educador, ator e diretor teatral, Graduado pelo Curso de Teatro da UFMG e pelo Curso de Formação de Atores do Teatro Universitário da UFMG. Contam em sua trajetória, experiências com artistas nacionais (Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, etc) e internacionais (Rússia, Espanha, Itália, Argentina, Alemanha, Chile e Índia). Especializado em Teatro de Animação, atua e dirige espetáculos mesclando linguagens e pesquisas com atores e formas animadas. Diretor fundador da Cia Valentina de Teatro.

Luciana Antunes

Luciana Antunes é artista plástica, atriz e produtora, e realiza pesquisas teóricas e práticas nas Artes Cênicas, especializando-se em Teatro de Animação. É Co-fundadora da Cia. Valentina de Teatro. Entre março e maio de 2015 participou do “Laboratório Plan B”, dirigido por Natacha Belova (Rússia) em Santiago – Chile, onde realizou uma pesquisa intensiva em confecção e manipulação de bonecos teatrais e desenvolveu a cena curta “Camarim”.

Bruna Miranda

Atriz, formada pelo Centro de Cursos Teatrais. Iniciou sua carreira em um grupo estudantil e hoje integra a Cia Valentina de Teatro como atriz, produtora e técnica. Fundou sua própria Companhia de Teatro, na qual estuda diversas histórias reais e as transforma em arte/poesia. Experiências que se destacam em sua carreira são trabalhos com Cangaral Produções, Grupo Galpão, Anita Mosca (Itália), Rômulo Avelar, Rafaela Cappai e seu mais recente espetáculo conta com consultoria de Simone Ordones, quando ingressou para a Companhia Valentina.

Ficha Técnica

Texto: Yanni Oh

Dramaturgia: Leo Ortiz.

Direção: Leo Ortiz

Consultoria de confecção do Boneco Sr. H: Natacha Belova (workshop de confecção de bonecos – 2016)

Criação de Bonecos: Luciana Antunes e Leo Ortiz

Iluminação e Sonoplastia: Leo Ortiz

Cenário e Figurinos: Luciana Antunes

Confecção de Cenário, Figurinos, Bonecos e adereços: a Cia.

Produção: Bruna Miranda

C/ Informações Ascom Cia Valentina

Compartilhe esta notícia:

Related Posts