Em tempo: representantes de bares e hotéis são nomeados para Comitê de Enfrentamento
A Prefeitura de Araxá e a Santa Casa de Misericórdia realizam a contratação e capacitação de profissionais de saúde para ampliação de leitos clínicos e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A média geral de leitos ocupados é de 88,46% para tratamento de casos suspeitos positivos de Covid-19. Na segunda-feira (8), a cidade alcançou 100% dos leitos clínicos ocupados e 76,92% de UTI. A mobilização de médicos e enfermeiros permitirá o município a ampliação dos leitos de acordo com a demanda.
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Araxá também suspendeu todas as cirurgias eletivas nos hospitais públicos e privados de Araxá. Apenas as cirurgias eletivas que já estavam marcadas antes da decisão serão realizadas. O decreto também suspendeu a permissão para realização do evento “Páscoa Iluminada”, que estava previsto para acontecer entre os dias 26 de fevereiro e 4 de maio.
As decisões fazem parte das medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, com o objetivo de evitar a proliferação do coronavírus.
Em tempo: Prefeito inclui representantes de hotéis, bares e eventos no Comitê de Enfrentamento à Covid
O prefeito Robson Magela acatou pedido de representantes do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Araxá (Sindhorb) e incluiu dois representantes da categoria no Comitê de Enfrentamento à Covid em Araxá. São eles, Luciano Rios, representando o setor de eventos, e Mário Marques, representando o setor de bares, restaurantes e hotéis.
O pedido foi feito durante reunião na tarde desta segunda-feira (8), quando Robson Magela recebeu alguns empresários no auditório da prefeitura. No encontro, o prefeito se mostrou preocupado com a situação da doença na cidade. “Precisamos diminuir o número de internados, para evitar um colapso no sistema de saúde. A vacina chegou, mas a Covid-19 não acabou”, alertou Robson.
Para Luciano Rios, participar do comitê significa levar a realidade dos bares, restaurantes, hotéis e similares para as discussões. “Somos uma classe que representa hoje mais de 2.500 famílias em Araxá. Queremos unir forças para contribuir com as tomadas de decisões, ajudar na fiscalização e também estarmos mais próximos do comitê para informar a nossa classe sobre as medidas tomadas”, afirmou.