Minas no Foco

Com ocupação em leitos de UTI no limite, venda de bebida alcoólica está proibida em Araxá

Decreto do Comitê de Enfrentamento, que entra em vigor nessa quarta-feira, traz outras determinações

Por Caio Ranieri

“Infelizmente, Araxá está com 100% de ocupação em leitos exclusivos SUS-Covid”. Foi com essa frase que o Prefeito Robson Magela anunciou o decreto com novas proibições no comércio da cidade e mudanças nos horários de funcionamento.

Uma entrevista coletiva aconteceu na tarde dessa terça-feira (16) no Auditório da Sede do Poder Executivo Presidente JK, no Centro Administrativo Prefeito Domingos Santos. O encontro reuniu imprensa, assessores, o Presidente da Câmara, Raphael Rios, o Vice-prefeito Mauro Chaves, a Secretária de Saúde, Diane Dutra, o médico intensivista Carlos Heráclito e membros do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 de Araxá.

Como medida de contenção ao vírus, por 15 dias, está proibida a venda de bebidas alcoólicas em toda cidade, seja entrega o local ou delivery. Quem tem estabelecimentos que vendam bebidas, deve isolar o lugar de forma criteriosa e que não permita o acesso por parte do público, ou então, tirar o estoque da prateleira e guardar para não ser comercializado.

“Sabemos das festas que acontecem em ranchos, os bares estão superlotados, as pessoas bebem e tiram as máscaras, começam a se abraçar, a falar alto. Perde-se o distanciamento social, a higiene. A gente sabe que são os locais que estamos tendo aglomerações. O que a gente espera que vá surtir efeito, que a população se conscientize e fique em casa, é proibir essa venda de bebida alcoólica”, explica Diane.

Ainda, o comércio só poderá funcionar até às 18h se segunda a sexta, sábados ao meio dia e domingo fechado. Supermercados também deve fechar às 19h, de segunda a sábado, e domingo devem estar fechados. Não é permitido consumo de alimentos em mesas ou retirar no local. Pode haver apenas delivery. Selfie-service em supermercado está suspenso.

Confira aqui o decreto na íntegra. De acordo com o novo decreto, fica determinado para os próximos 15 dias as seguintes medidas:

– Proibição de venda de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento;

– O comércio, incluindo lojas de conveniência situados ou não em postos de combustíveis, funcionará de segunda a sexta-feira até às 18h e aos sábados até meio-dia;

– O comércio em shoppings, galerias e pátios poderão funcionar de segunda a sexta-feira até às 18h e aos sábados até meio-dia;

– As praças de alimentação localizadas em shoppings, galerias e pátios poderão funcionar de segunda a sexta-feira até às 18h, aos sábados até 20h e aos domingos até 15h. Após estes horários poderão funcionar com venda remota (delivery), sendo proibida a retirada no local;

– Supermercados, mercados, mercearias e padarias poderão funcionar de segunda a sábado até às 19h, sendo proibido o consumo de alimentos no local. Aos domingos e feriados permanecerão fechados;

– Restaurantes, pizzarias, lanchonetes e bares poderão funcionar de segunda a sábado até às 20h e aos domingos até às 15h. Após estes horários poderão funcionar com venda remota (delivery), sendo proibida a retirada no local;

– Nas feiras livres fica proibido o consumo de alimentos no local;

– Os playgrounds dos estabelecimentos comerciais permanecerão fechados;

– Academias e demais estabelecimentos voltados à prática esportiva funcionarão de 5h às 18h e aos sábados até meio-dia;

– As atividades recreativas ou coletivas, eventos locais e corporativos estão proibidos;

– Clubes sociais e cinemas permanecerão fechados;

– Ranchos e casas de festas permanecem proibidos de funcionarem.

Segundo Diane, são medidas que refletem a necessidade de evitar que o vírus continue contaminando mais pessoas. “Diante dos números, da lotação de UTI, precisamos nesse momento aumentar o isolamento social. E para isso, somente com medidas restritivas e é o que nós vamos tentar nesses 15 dias. Única solução pra gente cortar a proliferação do vírus”, explica a Secretária.

Sobre a volta as aulas na rede particular, marcada pra primeiro de março, por hora, continua mantida essa determinação e os demais pontos que estrão no decreto anterior. O que não está estipulado neste novo decreto, fica mantido como estava.

“Durante esse período agora vamos analisar a situação em Araxá e se a gente ver que conseguiu cortar a disseminação do vírus, que os números estão diminuindo, a gente precisa dar continuidade a esse projeto. Se vermos que não está tendo resultado, a gente revê a abertura das escolas”, finaliza.

Ocupação de UTI e Enfermaria

Segundo o Boletim emitido no final da tarde, havia ainda uma vaga restante, mas havia um paciente já aguardando transferência, o que então explica a afirmação do Prefeito Robson com 100% de lotação dos leitos. Confira os números!

Compartilhe esta notícia:

Related Posts