Tapira e Araxá deram início à campanha nas escolas
Começa hoje (10) a ser aplicada a primeira dose da vacina que previne o câncer de colo uterino e HPV tipos 16 e 18 nas cidades de Tapira e Araxá, no Alto Paranaíba, e em todo o Brasil. Em Tapira, mais de 130 meninas entre 10 e 13 anos devem ser vacinadas.
A parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação mobilizou uma campanha entre professores, pais e alunas da rede municipal de ensino para atingir 100% das meninas na faixa etária atingida pela campanha, desenvolvida pelo Ministério da Saúde.
A doença
O câncer de colo de útero é a segunda principal causa de morte por tumor feminino no país. Os subtipos de HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos desse tipo de doença em todo o mundo.
É importante lembrar que essa é apenas a primeira dose. Para que a vacina seja realmente eficaz, mais duas doses serão aplicadas: a segunda de 01 a 12 de setembro desse ano e, a terceira, daqui cinco anos. A expectativa é que a vacina faça parte calendário de vacinação obrigatória e, em médio prazo, esses tipos de HPV estejam totalmente erradicados.
Araxá
Em Araxá, a Secretária de Saúde definiu uma tabela de datas que a equipe vai visitar as escolas das zonas urbana e rural. Confira aqui o dia que sua escola será visitada.
C/ Ascom