Mais de 60 autores de todo o Brasil se reúnem na cidade e fazem do festival um dos mais importantes do Brasil
Foi aberta oficialmente na noite de quarta feira (26), a IV edição do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), no Alto Paranaíba. Autoridades políticas, autores convidados, imprensa, estudantes e comunidade em geral participaram da solenidade, realizada no grande auditório, montado no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB). Uma mega estrutura com três espaços de palestras, exposição de fotos, livraria, café e área de lazer, enchem os olhos de quem chega para prestigiar o festival.
Segundo Afonso Borges, curador do Fliaraxá, mais de 60 autores se reúnem na cidade, o que faz do evento uma oportunidade raríssima. “Um encontro de pessoas, cabeças e mentes, que poderia ser realizado nas principais capitais brasileiras, mas não, está aqui em Araxá, em homenagem aos 150 anos da cidade. Convido o público a vir, sentar e participar dos eventos de hora em hora”, disse.
O superintendente da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Antonio Gilberto de Castro, presente na abertura, afirmou que para a empresa, ver o resultado do patrocínio aplicado por ela, em um evento como o Fliaraxá, apenas engrandece e faz valer a pena.
“É um momento emocionante, principalmente para a CBMM, que tem apoiado esse evento ver o público aqui, crianças lendo, se divertindo, aprendendo. É um apoio para trazer cultura ao nosso povo. É muito gratificante ver tudo isso. A empresa tem disponibilidade de recursos para isso e a empresa quer trazer cultura para Araxá. Sempre seremos parceiros de pessoas que querem promover cultura para Araxá”, ressaltou.
Com o tema, “Imagine os Livros, Imagine a Cidade”, o Fliaraxá 2015 festeja o sesquicentenário de Araxá em grande estilo, disse o prefeito Aracely de Paula, presente na solenidade de abertura. “Araxá recebe esse quarto Fliaraxá como um presente nos seus 150 anos. A cidade passa por um momento bastante emblemático para todos nós. O evento é uma oportunidade muito importante, um prêmio que recebemos. Que as outras conquistas, que as outras festividades, tenham esse cunho e nos tragam essa satisfação de ser araxaenses”, conclui.
Além das palestras e mesas de debates, outro destaque do festival é a livraria, com milhares de títulos a preços populares, a partir de um real. “Eu quero desafiar a pessoa vir aqui e não sair com um livro. Na verdade, eles estão saindo é com 17”, destaca, Afonso.
Para saber a programação completa do festival, acesse www.fliaraxa.com.br. E o Portal Minas no Foco apoia o Fliaraxá e retransmite, ao vivo, os eventos, em um player disponível na capa do site.