Símbolo dos Jogos Olímpicos pernoitará na cidade e comboio de revezamento passará por Patos em maio do ano que vem
A tocha olímpica só chegará a Patos de Minas, no Alto Paranaíba, no mês de maio do próximo ano. Mas mesmo antes de começar a saga pelos 26 estados brasileiros e o distrito federal (percurso que inclui rotas terrestres e aéreas), período que antecede a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a tocha olímpica já causou burburinho na manhã da última quinta-feira (19).
Na reunião da semana passada no Fratele Business Hotel, a última com os integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro, o departamento de marketing da Uberlândia Refrescos, franqueada da Coca-Cola, patrocinador máster do evento junto da Nissan e do Bradesco, apresentou, para surpresa dos presentes, uma réplica da tocha olímpica. Todos seguraram e fizeram fotos ao lado dela festejando bastante.
O objetivo da reunião foi acertar os detalhes da passagem da tocha olímpica por Patos de Minas. “Os olhos do mundo estarão voltados para este momento que com certeza será único em nossas vidas”, ressaltou Ingrid Cano, gerente regional do Comitê Rio 2016.
O revezamento da tocha olímpica levará milhares de pessoas às ruas para acompanhar este grande evento esportivo que com certeza entrará para a história. Os condutores da tocha serão escolhidos por sorteio e também por uma lista de atletas indicados pelas cidades participantes.
Em Patos de Minas, a tocha percorrerá cerca de 10 km, o percurso já foi traçado; já a rota pelas cidades de Minas Gerais (Belo Horizonte, Curvelo, Governador Valadares, Itabira, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas e Uberlândia) por onde ela passará só deverá ser conhecida no início de janeiro de 2016, pois poderá sofrer alterações ainda por parte da organização e do departamento de segurança nacional.
A parte final do trajeto é a Lagoa Grande onde ela fará a travessia de barco e o último condutor levará a tocha até o balcão do produtor onde será montado um palco para celebrar o momento histórico com um grande show.
As escolas municipais, estaduais e particulares participarão desta grande festa do esporte mundial que reunirá 208 nações e mais de 10 mil atletas. “Os alunos poderão usar os uniformes das escolas; os times de futebol, porém, deverão cobrir nomes dos patrocinadores. Todos os participantes podem e devem abusar nas homenagens, faixas e outros tipos de mensagens para receber a tocha olímpica em sua cidade”, frisou.
Durante a reunião foram abordados vários assuntos, a segurança é um deles. Fábio Amaro, secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mostrou preocupação com o esquema de segurança por causa das ações terroristas que voltaram a assustar o mundo.
Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro, esquadrões antibomba e medidas antiterroristas estarão voltados para o comboio de revezamento da tocha olímpica, bem como também para a abertura oficial e realização dos Jogos Olímpicos. “Como são locais de grande aglomeração de pessoas existe muita preocupação com a infiltração de pessoas ligadas a grupos terroristas. Caberá, no entanto, a segurança nacional cuidar de todo o esquema de segurança”, salientou.