No mês passado, equipe da Casa da Cidadania esteve em Uberlândia conhecendo o projeto
Representantes da Escola do Legislativo, da cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, estiveram na Câmara de Vereadores de Araxá, no Alto Paranaíba, em reunião na tarde de segunda feira, apresentando o projeto aos vereadores, servidores da Casa da Cidadania e imprensa.
O Presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, Professor Neivaldo Lima e o coordenador do projeto, Lucas Andrade Souza, foram recebidos no plenário pelo Presidente Miguel Alves Ferreira Júnior, o Vice-Presidente Fabiano Santos Cunha, o Secretário Eustáquio Pereira e os Vereadores Fárley Pereira de Aquino, José Domingos Vaz, Marcílio de Faria, Mateus Vaz de Resende e Mauro da Silveira Chaves.
Miguel Júnior afirmou que o Poder Legislativo, além de legislar e fiscalizar tem a obrigação moral de contribuir para o desenvolvimento do cidadão. O Presidente celebrou o fato de o pontapé inicial para a formação da Escola do Legislativo de Araxá ter sido dado através desse encontro.
Para Neivaldo Lima, a melhora do cenário político passa pela formação do cidadão, que é o trabalho principal desenvolvido pelas Escolas do Legislativo. De acordo com ele, as Câmaras Municipais precisam ter pautas positivas, mostrar o que fazem de bom e contribuir para a formação da cidadania crítica. “É fundamental que o Poder Legislativo promova atividades além dos plenários, que vá as escolas e faculdades, que se aproxime efetivamente da população”, disse.
O coordenador Lucas Andrade Souza destacou o Projeto da Escola do Legislativo, explicando todo o desenvolvimento e os objetivos do sistema. Ele ainda falou do Parlamento Jovem de Uberlândia, que permite que estudantes do município passem pela experiência do trabalho desenvolvido por parlamentares.
No ano passado, 60 alunos formaram a primeira turma do projeto em Uberlândia. “Eles assistiram a vídeos, palestras e participaram de debates sobre temas de relevância social, como ‘Envelhecimento com Qualidade de Vida’ e ‘Protagonismo Social e Político’. Posteriormente, quinze alunos participaram da Plenária regional e uma aluna representou Uberlândia na plenária final, em Belo Horizonte. Atualmente, 47 municípios mineiros desenvolvem atividade semelhante”, explicou.
A Escola do Legislativo em Araxá já começou a ser desenvolvida e em breve, um Projeto de Resolução da Mesa Diretora da Casa deve ser apresentado para apreciação do Plenário.
Ascom Câmara de Vereadores de Araxá