Obras do artista araxaense foram adquiridas através de parceria com a CBMM
A arte e cultura de Araxá ganham importante patrimônio. As obras do artista plástico Calmon Barreto foram adquiridas pela Prefeitura de Araxá e a compra foi viabilizada através da Lei Rouanet, com patrocínio da CBMM.
O prefeito Aracely de Paula recebeu no seu Gabinete, ao lado da Secretária de Governo, Lucimary Ávila, a presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto, Régia Cortes, acompanhada do sobrinho de Calmon Barreto, Israel Barreto Rocha. Durante o encontro, realizado na última sexta-feira, 22, o prefeito assinou o documento oficializando a compra de 22 telas do acervo do renomado artista araxaense.
A presidente da FCCB, Régia Cortes, afirma que as obras já estavam expostas no Museu Calmon Barreto, em Araxá, através de comodato. “É fundamental ressaltar o empenho da Prefeitura Municipal neste processo para que realmente as obras deste artista imortal ficassem disponibilizadas definitivamente aos araxaenses e visitantes. Esta conquista significa um verdadeiro ganho cultural para o nosso município, pois Calmon Barreto é o nosso maior artista e a sua arte está resguardada pelo patrimônio público”, explica Régia.
O sobrinho do artista, Israel Barreto, diz que era uma vontade do próprio Calmon Barreto e de toda a família que as obras ficassem no museu. “Este momento é muito importante para nós, pois passamos definitivamente para o museu as obras de Calmon Barreto. Nos sentimos realizados em destinar para o município este acervo tão representativo que merece permanecer para sempre em exposição pública”, afirma.
Aracely observa que a administração está resgatando a história de Araxá e perpetuando esta história para outras gerações. “Sou um grande admirador do Calmon Barreto e sempre tivemos uma relação de muito carinho e respeito. Estamos imortalizando definitivamente a história deste grande artista araxaense, através da sua arte intimamente ligada a Araxá. O Calmon Barreto sempre demostrou o seu amor pela nossa cidade e sempre honrou o nome de Araxá. Agradeço a CBMM que nos ajudou nesta importante aquisição e cumprimento a Fundação Calmon Barreto pelo trabalho que vem desenvolvendo”, lembra o prefeito.