Exposição de arte e apresentação de dança estão na programação do projeto
Nos próximos dias 21 e 22, na Escola Estadual Padre Anacleto Giraldi, no Santo Antônio, Setor Leste de Araxá, no Alto Paranaíba, será realizada a exposição de arte popular da cultura afro, promovida pela Congada Nascente do Sol.
O evento tem por objetivo o resgate e a conservação das tradições descendentes de escravos dos quilombos que viveram em Araxá e região, por meio de uma exposição de vários objetos como roupas, utensílios, instrumentos musicais e artesanatos, além de oficinas que demonstrem e ensinem a fabricação artesanal de alguns destes objetos.
Também acontecerá uma apresentação de dança que transmitam os fortes traços desta cultura africana que são encontrados hoje em vários aspectos da cultura brasileira, como na música popular, na religião e em festividades populares.
Minas Gerais está entre os estados mais influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste.
Ainda que tradicionalmente desvalorizados na época colonial e no século XIX, os aspectos da cultura brasileira de origem africana passaram por um processo de revalorização a partir do século XX que continua até os dias de hoje, sendo este projeto uma importante manifestação cultural e histórica, se tornando importante para a educação de forma geral.
Sendo assim, uma escola estadual da cidade foi convidada para a realização do evento pois, enquanto espaço institucional para transmissão de conhecimentos, também promove a aproximação destas crianças e adolescentes para com este tipo de arte.
O convite será extensivo aos alunos, familiares, imprensa e à toda comunidade araxaense. A entrada é livre para todos os públicos e gratuita, e todos os ambientes terão acessibilidade completa. Mais informações sobre a programação poderão ser consultadas pelo site: www.congadanascentedosol.com.br
A Congada Nascente do Sol – Exposição da Arte Popular Afro Brasileira é realizada pelo Ministério da Cultura e Governo Federal por meio da Lei de Incentivo à cultura, e conta com o patrocínio da CBMM.
Ascom Nascente do Sol