Via pode ser considerada o maior marco na história do turismo local
No ano em que a estrada antiga do Barreiro, em Araxá, no Alto Paranaíba, comemora seu centenário, a Ong AMAR (Associação de Montanhismo de Araxá e Região) tramita pedido de tombamento da estrada que trouxe grande desenvolvimento econômico ao então vilarejo de Araxá.
Com o propósito e sentimento de defesa ambiental e cultural, a AMAR está empenhada na campanha de preservação da Estrada Antiga do Barreiro através do tombamento e conservação do seu caráter natural, e para tanto, conta com a participação popular.
A estrada antiga do barreiro pode ser considerada o maior marco na história do turismo local, pois representa a ligação entre a cidade de Araxá e suas fontes termais, local onde se iniciou todo o turismo e desenvolvimento da economia local.
No dia 09/03/2015 a COMPAC (Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural de Araxá) aprovou o tombamento da estrada e o próximo passo é a Ong dar entrada com o pedido no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), órgão federal responsável por essa regulamentação.
No último domingo, 22, a AMAR estabeleceu um ponto de apoio na praça ao lado da igreja do Barreiro e organizou uma caminhada por toda a estrada antiga com o intuito de recolher o lixo encontrado. Essa ação teve como objetivo conscientizar a comunidade em geral à preservação da estrada, mantendo o local limpo, e ainda recolher assinaturas para o abaixo assinado requerendo o tombamento. A diretoria da Ong contou com a ajuda de uma equipe de 25 pessoas e cerca de 300 transeuntes ajudaram na caminhada e limpeza.
A AMAR continua arrecadando assinaturas para reforçar o movimento junto ao órgão federal IPHAN, essas assinaturas darão mais peso e credibilidade ao pedido. “Outras ações para a arrecadação de assinaturas ainda serão realizadas, com o intuito de chamar a população para participar desta iniciativa de grande valor para a nossa cidade”, ressalta Henrique Mattos, presidente da Ong.
Os pontos para assinatura do pedido são: Uniaraxá, Tauá Grande Hotel, Ponto do Suplemento, Locatudo, Refúgio da Serra e Ébano. Assine aqui a petição on line.
Assessoria de Comunicação