Minas no Foco

Conselho Municipal de Políticas Culturais de Araxá tem nova mesa diretora

A gestão 2024-2026 é composta apenas de conselheiros da sociedade civil e terá como um dos objetivos fomentar a construção do Plano Municipal de Cultura

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Araxá – CMPC elegeu na tarde da última sexta-feira, dia 12, a sua nova diretoria para o biênio 2024/2026, que passa a ser composta por Wanessa Borges (presidente, representante das artes cênicas), Germano Graciano (vice-presidente, representante do segmento indígena), Susana Cardoso (1ª secretária, representante da literatura) e Wilker (2º secretário, representante da música). A chapa vencedora foi eleita por aclamação pelos membros do Conselho em votação realizada na sede da Fundação Cultural Calmon Barreto de Araxá.

A gestão 2024-2026 é composta apenas de conselheiros da sociedade civil e terá como um dos objetivos fomentar a construção do Plano Municipal de Cultura, estimular a criação de setores para a arte, cultura e patrimônio através do fundo municipal da cultura, fomentar a modernização do Sistema Municipal de Cultura e fiscalizar recursos.

Formado em paridade por representantes do poder público e da sociedade civil, o Conselho contribui para a definição dos planos de ação do município através de reuniões periódicas e discussões. A principal função do Conselho Municipal é propor diretrizes das políticas públicas e fiscalizar, controlar e deliberar sobre tais políticas.

Segundo a presidente eleita, Wanessa Borges, “trata-se de uma influência significativa da sociedade civil sobre as ações do poder público, pois ele é consultivo e deliberativo.  Depois de muitas reuniões do segmento artístico cultural do município, mobilização na câmara dos vereadores e pedidos ao chefe do Executivo, pouco ainda se andou em políticas públicas culturais em Araxá, mesmo sendo uma cidade com poucos habitantes e um celeiro de talentos de pessoas com e sem deficiência. A participação do Conselho até então no controle social, também não é consultado”.

Ainda segundo a presidente, a nova gestão pretende promover a participação democrática dos vários segmentos da sociedade que integram a ação cultural de Araxá, visando garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura. “O CMPC irá propor e aprovar as diretrizes gerais, acompanhar a elaboração e execução do Plano Municipal de Cultura, promover a cooperação com os demais Conselhos de Política Cultural de outros municípios, bem como os Conselhos Estaduais, do Distrito Federal e Nacional. Promover também a cooperação com movimentos sociais, entidades da iniciativa privada do setor cultural, organizações não governamentais e o setor empresarial, e articular ações conjuntas entre órgãos e entidades governamentais que tenham por finalidade estimular as manifestações artísticas e culturais do município de Araxá”, conclui.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts