Membros da Codemig se reuniram, em Araxá com, diversas autoridades
Uma reunião, nesta quinta-feira, em Araxá definiu detalhes da construção da Vila do Artesanato, no Complexo do Barreiro. Um dos sonhos mais antigos da cidade, a obra visa atender aos anseios dos artesãos e membros do turismo araxaense.
A reunião contou com a presença do deputado Bosco, prefeito Aracely de Paula, os diretores da Codemig Fernanda Machado (diretora de Fomento à Indústria Criativa) e Marcelo Nassif (diretor de Mineração, Energia e Infraestrutura), entre outras lideranças.
Durante o encontro foi firmado o compromisso do Governo do Estado de iniciar os trabalhos já neste mês de março. Uma consultoria irá fazer o levantamento para analisar todos os tipos de manifestações existentes na cidade. A expectativa é que as obras se iniciem até o segundo semestre deste ano.
O deputado Bosco comemorou o resultado do encontro. “Esta reunião é mais um marco sobre a reaproximação da Codemig e população de Araxá. Neste encontro discutimos a implantação e construção da Vila. Este é um desejo antigo nosso e vai oferecer melhores condições para as pessoas que atuam no artesanato e ainda será mais uma opção aos turistas”, frisa Bosco.
O parlamentar destacou que o Centro será um ambiente para mostrar ainda mais as características da cidade. “O planejamento desta Vila passará pelo debate da Acia e Prefeitura que darão sua contribuição no andamento deste projeto. Muitas reuniões vão acontecer para desenvolver este planejamento”, comenta.
A Vila do Artesanato irá fomentar e fortalecer a produção e comercialização do artesanato em Araxá e região, além de impulsionar o turismo e a economia local, contribuir para a valorização e preservação das diversas manifestações culturais e oferecer ao artesão um local de promoção de seu ofício.
A construção da Vila será feita pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), que irá contribuir para a valorização e preservação das diversas manifestações culturais locais, lá irão se reunir artesãos de diversas especialidades regionais. O local irá reunir artesãos de diversas especialidades regionais, como tecelagem, escultura, bordados e alimentos, facilitando o escoamento da produção. Uma reunião sobre a construção da Vila do Artesanato também aconteceu na Associação Comercial, com a presença do presidente, Emílio Neumann.