A previsão é que a normalização ocorra, de forma gradativa, no decorrer da noite de quarta
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) realizará, na próxima quarta-feira (6/12), manutenções de melhoria no sistema de abastecimento de Araxá. Com isso, o fornecimento de água para toda a cidade será interrompido das 8h às 18h. A previsão é que a normalização ocorra, de forma gradativa, no decorrer da noite de quarta.
Saulo Teixeira, engenheiro de produção e operação, explicou quais melhorias serão executadas. “Quando captamos a água nos córregos, ela segue por um canal até chegar em uma estrutura denominada desarenador, onde a areia e outras partículas sólidas ficam retidas, se separando do líquido. Vamos colocar concreto na parte final desse canal, de modo a fazer uma inclinação, o que vai ajudar na limpeza dessas estruturas, evitando que partículas sólidas causem danos aos equipamentos que bombeiam a água para a Estação de Tratamento (ETA)”, disse.
Ainda segundo Saulo, também serão feitas intervenções no sistema de energia que abastece a unidade. “Outra ação que faremos é a migração de um sistema elétrico, o que irá tornar mais eficiente a distribuição de eletricidade para a captação. Essa operação já havia sido solicitada, então aproveitamos para realizar ambas no mesmo dia. Assim, paralisamos o fornecimento de água uma única vez”, concluiu.
De acordo com Leandro Cruz, gerente regional da Copasa, medidas serão adotadas a fim de mitigar os impactos da interrupção do abastecimento para a população. “Nossas unidades irão operar em total capacidade durante a madrugada, para que consigamos abastecer os reservatórios da cidade em seu volume máximo, assim eles poderão dar suporte aos imóveis durante o período da manutenção. A produção será retomada assim que os trabalhos terminarem e tão logo isso ocorra, as equipes técnicas farão manobras operacionais nas redes de distribuição para agilizar a normalização da situação”, afirmou.
Mesmo com o cenário sendo monitorado de perto pela empresa, a Copasa pede aos moradores de Araxá que, especialmente nesta data, utilizem água de maneira consciente, com o intuito de garantir a todo o acesso ao recurso.