Coletivo local já realizou 8.371 metros de cercamento no Córrego Engenho da Serra e manutenções em 36 bolsões na fazenda barreiro
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) conta com o Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais (Pró-Mananciais) que tem por objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água para abastecimento público das cidades operadas pela estatal.
O esforço em realizar ações para preservar os recursos hídricos tem acontecido em Campos Altos, nas bacias hidrográficas de captação de água. O programa está cada vez mais fortalecido.
As ações do Programa Pró-Mananciais, implementadas no município em 2018, formalizaram um Coletivo Local de Meio Ambiente, chamado COLMEIA, um importante instrumento de mobilização social, estimulando a pro atividade, a responsabilidade compartilhada, a solidariedade, a criatividade e o protagonismo, a partir da formação de Coletivos Locais de Meio Ambiente.
O grupo tem participação em todas as etapas do desenvolvimento do Pro Mananciais, desde o diagnóstico da bacia hidrográfica, planejamento, execução e monitoramento das ações, tudo com amplo apoio da Prefeitura.
Nas primeiras etapas o coletivo local realizou no Córrego Engenho da Serra, 8.371 metros de cercamento das nascentes e mata ciliar valor de R$ 173.698,25, na propriedade de Antônio Eusébio, além de manutenção em 36 bolsões no valor de R$ 15.752,88 na Fazenda Barreiro.
Ações continuam
A ideia é da prevenção e de antecipar ações no cuidado, na proteção e recuperação das águas, desde a sua nascente até seu ponto de captação. Além de estimular a proatividade, a responsabilidade social, a criatividade e o protagonismo a partir da formação de agentes locais transformadores, num trabalho integrado às políticas públicas locais, ampliam parcerias e a participação das instituições envolvidas.
Todas as decisões de ações são deliberadas pelo coletivo. As reuniões serão trimestrais com os envolvidos no projeto para que o programa possa ser desenvolvido com transparência para a sociedade.
A Copasa conta com equipes regionalizadas de técnicos que compõem a Equipe Socioambiental (ESA) da empresa, responsáveis pela condução do processo de implantação do Pró Mananciais consequentemente a formação dos Colmeias e acompanhamento do desenvolvimento do Programa nos municípios.
Além da equipe do ESA, fazem parte do COLMEIA em Campos Altos representantes da Secretárias de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Educação, EMATER-MG, Instituto Estadual de Florestas – IEF, Rotary Clube, Sicoob e esse ano contará também com a participação da Câmara Municipal.