Patos de Minas chegou a 130 confirmações e Araxá confirmou o quarto óbito
As cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Centro Oeste de Minas Gerais, na área de cobertura do Portal Minas no Foco, seguem com os trabalhos de combate ao Novo Coronavírus. Em Minas Gerais, até o momento foram 17.501 casos confirmados. Estão em acompanhamento 9.276 casos e são 7.816 casos recuperados. Até o momento, foram confirmados 409 óbitos.
Dos óbitos notificados (N=1.528): 409 foram confirmados, 198 encontram-se em investigação e 921 foram descartados para covid-19. Clique aqui e acesse o Quadro Resumo – óbitos Covid-19 / MG.
A distribuição dos casos suspeitos por município, bem como casos descartados e notificados, serão atualizadas diariamente, através do site www.saude.mg.gov.br/coronavirus – “Painel de Monitoramento de casos”. Acesse o informe detalhado do Estado de Minas Gerais clicando aqui.
A cidade de Medeiros confirmou nessa semana o primeiro caso positivo para a Covid-19. O município vinha sem registros de casos desde o começo da pandemia na região, mas tomava ações de prevenção. Segundo informações, o paciente passa bem e apresentou sintomas no mês de março.
No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde de Medeiros só tomou conta do fato somente no dia 08 de junho. A Secretaria tomou todas as medidas e segue todos os protocolos indicados por órgãos superiores e pelo Ministério da Saúde.
Campos Altos, uma das primeiras cidades da região a confirmar caso positivo, chegou agora a 12 casos. São 44 notificações registradas. Classificados como Síndrome gripal são, com 32 já negativos para o Novo Coronavírus. Ao todo são 142 em isolamentos e monitorados na cidade.
Araxá, que é a cidade do Alto Paranaíba com mais casos positivos, com 156 confirmações, divulgou o quarto óbito na cidade em decorrência da doença. Trata-se de uma idosa, de 78 anos, que estava internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 29 de maio. Dos 156 casos positivos, quatro evoluíram para óbito, seis seguem monitorados e 146 estão curados.
A Prefeitura de Tapira, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Obras e em parceria com a Copasa, promoveu o assentamento de um lavatório de mãos público na cidade. Nessa semana, o equipamento foi fixado ao lado da SICOOB, na região central e de grande circulação da população. A ação é mais uma medida que tem como objetivo a prevenção ao novo coronavírus no município de Tapira.
Em Patos de Minas foi ampliada a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção como medida de enfrentamento à disseminação da Covid-19. A população deve utilizar esse EPI em qualquer local público enquanto perdurar a quarentena na cidade. A medida está prevista no Decreto 4.846, publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Município.
A mesma norma determina que o comércio lojista deve funcionar das 12h30 às 18h30 nos dias 8,9,10 e 12 de junho. O texto coloca a necessidade de os comerciantes continuarem a adotar as regras de controle e prevenção já previstas em decretos anteriores. Para os demais estabelecimentos, como restaurantes, supermercados, padarias e agências bancárias, por enquanto também seguem as regras já em vigor.
Outros boletins da região