Laboratório da Universidade Federal de Viçosa em Rio Paranaíba atenderá cidades da região
Os municípios sob abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, ganharam nova e importante ferramenta na detecção do Coronavírus nessa semana. Trata-se do início de testes de PCR no Laboratório de Diagnósticos Moleculares da Universidade Federal de Viçosa (UFV) no campus Rio Paranaíba.
Após autorização da Fundação Ezequiel Dias (Funed), iniciaram-se a preparação e o planejamento para que o laboratório pudesse executar as análises para diagnóstico de Covid-19. Foram realizados inicialmente dez testes, e todos eles tiveram resultados negativos.
Tão logo os resultados sejam disponibilizados, serão inseridos no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). O acesso, por meio de cadastro e senha, será liberado ao município e/ou instituição de origem.
O laboratório da UFV tem capacidade técnica para realizar 50 exames de PCR por dia, porém o campus tem apenas mil kits próprios disponibilizados e dependerá posteriormente do repasse de kits já prometidos pelo Governo de Minas gerais.