Minas no Foco

Covid-19: Sacramento confirma primeiro caso; em Campos Altos, caminhoneiro testa positivo e é transferido para Araxá

E em Araxá, aumenta o número de pacientes suspeitos que aguaram resultados de exames na cidade

Por Caio Ranieri

O Boletim Epidemiológico emitido pelo Comitê de Enfrentamento ao Covi-19 em Sacramento trouxe a confirmação do primeiro caso positivo no Município.

É uma mulher, de 43 anos, que segundo as informações está passando bem, em casa e segue monitorada e seguindo as recomendações de isolamento.

Em comunicado, o Prefeito de Sacramento, Wesley De Santi Melo, ressaltou que todas as pessoas que tiveram contato com a paciente estão também recebendo os devidos atendimentos.

“A gente gostaria de recomendar aos moradores de Sacramento que fiquem em casa e aos que precisam sair, que não deixem de usar a máscara. Mantenham o distanciamento e as regras de higienização”, explica. A cidade tem ao todo 86 notificações, sendo 78 de síndrome gripal.

Ao todo, 61 pacientes já foram descartados clinicamente e um após exame. Outros 16 seguem em acompanhamento. No momento, não há nenhum paciente aguardando resultados, com sete já descartados e esse primeiro testado positivo.

Na cidade de Campos Altos um caminhoneiro, de 61 anos, natural de Aparecida de Goiânia, foi atendido no Pronto Atendimento Municipal (PAM) da cidade. Conforme seus sintomas, ele passou pelo teste rápido para identificar o Novo Coronavírus, que apresentou resultado positivo. Seu estado de saúde era grave e ele foi imediatamente levado para a Santa Casa de Misericórdia de Araxá, hospital referência do Covid-19 no Alto Paranaíba.

Foi colhido material (SWAB) encaminhado para FUNED (Belo Horizonte), aguardando resultado para a contra prova para confirmar o Covid-19. De acordo com o Secretário de Saúde, Elias Borges, o homem passou mal enquanto dirigia pela BR-262 e procurou ajuda com a Triunfo Concebra, concessionária que administra a rodovia. Ele foi levado à unidade de saúde pelos funcionários da empresa.

O paciente queixava-se de febre, mal estar, hiporexia, falta de ar, tosse, diarreia e frequência respiratória 18. O médico plantonista, Davi Sálvio, ao realizar o atendimento, suspeitou dos sintomas e realizou o teste rápido. O homem segue internado em Araxá, mas o caso dele deve, provavelmente, constar oficialmente no Boletim da cidade de Aparecida de Goiânia, onde ele reside, mesmo ele estando sendo atendido em outro estado.

E na cidade de Araxá aumentou o número de casos suspeitos e que aguardam os exames. São agora 13 pessoas esperando resultados de exames. A cidade tem 95 notificações de Covid-19. Desse total, 72 já foram descartados e oito foram positivos. Há ainda dois óbitos em investigação. Hospitalizadas em Araxá estão seis pacientes e de síndrome gripal são 510 casos registrados junto aos órgãos de saúde.

Outras cidades

As cidades de Tapira, Pratinha e Medeiros não tiveram boletins emitidos nos últimos dias.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts