Minas no Foco

CREAS e PM em Patos de Minas reconduzem nove pessoas em situação de rua para cidades de origem

Foram abordadas 15 pessoas ao todo, das quais cinco retornaram para as moradias no próprio município

Ação conjunta entre o Centro de Referência Especializado em Assistência Social e a Polícia Militar resultou na abordagem de 15 pessoas em situação de rua nesta quinta-feira (17/3). As equipes estiveram no Galpão do Produtor Rural, na orla da Lagoa Grande, na Avenida Marabá e nas ruas Padre Caldeira e Doutor Marcolino. Durante o trabalho, os profissionais do CREAS cadastraram ou atualizaram os dados dos moradores e os orientaram quanto às opções oferecidas para que eles possam deixar a atual condição em que vivem. A Secretaria de Obras Públicas auxiliou com o transporte de pertences dos abordados e limpeza das áreas.

Segundo o CREAS, o balanço da ação foi positivo: cinco pessoas retornaram para as suas casas em Patos de Minas e nove receberam passagens para voltar às suas cidades de origem (Belo Horizonte, Uberaba e João Pinheiro). Apenas uma não aceitou ajuda e, nesse caso, a Assistência Social não tem amparo legal para retirá-la das ruas. “Fato é que toda pessoa tem o direito de ir e vir. Nosso trabalho é no sentido de ajudá-los a resgatar os laços familiares, mas não podemos obrigá-los”, explica a diretora de Proteção Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Elizete Mundim.

“No CREAS eles têm toda a assistência necessária. Recebem banho, comida, lugar para dormir. Aos que necessitam é ofertada inclusive internação em clínicas terapêuticas, mas essa medida não pode ser compulsória, é preciso que a pessoa aceite essa ajuda. Nós fazemos abordagens diariamente em vários pontos da cidade para amenizar a situação, é um trabalho constante”, acrescenta a diretora.

O trabalho do CREAS com as pessoas em situação de rua inclui ainda o acompanhamento para inclusão em programas e benefícios sociais (quando o morador atende os critérios exigidos), entrada no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e até mesmo encaminhamento para vagas de emprego.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts