Minas no Foco

Crianças leitoras de Araxá ganham reconhecimento mundial

Filmes são exibidos em Festivais Internacionais, plataformas de streaming, incluindo escolas, através da Discovery Education

O Fliaraxá segue atraindo novos olhares para a cidade e os estudantes de Araxá. Nesta semana, a equipe brasileira do Bykids, uma Organização Internacional, sem fins lucrativos, com sede em Nova York (USA) esteve no município conhecendo histórias de crianças para integrarem um filme.

A Bykids realiza pequenos curtas ou documentários com crianças pelo mundo. O objetivo é divulgar o olhar da criança sobre problemas, vida comunitária, questões sociais e educativas. Esses pequenos filmes sempre têm um mentor, que junto com a Organização Bykids, ensina e disponibiliza material e equipamento para que a criança dirija seu próprio filme, assim ela mesma conta sua estória.

Depois, estes filmes são exibidos em Festivais Internacionais, plataformas de streaming, incluindo escolas, através da Discovery Education. São copiados DVDs que muitos professores usam para mostrar aos alunos uma visão mais global da sociedade.

O Bykids já fez filmes com crianças da Nicarágua, Colômbia, Tibet, Moçambique, Nova York, entre outras. E, agora, é a vez de Araxá representar o Brasil. Cinco crianças das escolas da Rede Pública de ensino foram entrevistadas para contarem sua relação com a leitura.

Mentores renomados já participaram do projeto como Joyce Chopra, Marshall Curry, Alicia Sams, para citar alguns. Nesta edição brasileira, a mentora escolhida pela organização é a diretora cinematográfica Stella Rizzo, que está em Araxá.

Ela está conhecendo e documentado algumas histórias de crianças e enviará aos diretores do conselho em Nova York, para que eles selecionem uma das crianças para fazer o filme. Depois, a equipe retorna ao município para filmar. Conheça mais em www.bykids.org.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts