Informatização dos processos resolveu a demora nas autorizações devido ao gerenciamento de documentos físicos e análises manuais
Para agilizar ainda mais a administração de vacinas e outros fármacos específicos para pessoas imunocomprometidas, a Secretaria de Saúde de Patos de Minas modernizou os processos do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais. Agora o setor analisa as solicitações de forma on-line, tornando-se o primeiro CRIE do estado 100% informatizado.
Essa modernização foi implementada pela empresa Aprova Digital, por meio de plataforma que permite o envio de documentos, requisições e exames comprobatórios dos pacientes. As solicitações são avaliadas pela equipe local e liberadas digitalmente, em muitos casos no mesmo dia ou em até 48 horas.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Caixeta, a informatização dos processos resolveu a demora nas autorizações devido ao gerenciamento de documentos físicos e análises manuais. “Quando a gente revê e moderniza, ganhamos tempo. E na saúde tempo é vida. É um ganho muito grande na vida e no tratamento do paciente”, explica ela, lembrando que a liberação dos imunobiológicos demorava cerca de 30 dias.
Como funciona
O sistema que tornou os processos do CRIE digitais substitui o requerimento físico antes feito manualmente pelo médico nas unidades de saúde e então enviado para a Superintendência Regional de Saúde.
Agora, o próprio médico preenche o requerimento no sistema do Aprova, encaminhando-o automaticamente para o CRIE de Patos de Minas. Diferentemente do processo antigo, a análise é feita em poucas horas, e o imunizante é liberado ao paciente mais rapidamente.
Idealizador da plataforma, Marco Antonio Zanatta explica que, além de possibilitar atendimento mais eficiente à quem mais precisa de agilidade do serviço público, a mudança impacta diretamente no dia a dia do servidor, pois permite a ele acessar todas as informações com poucos cliques pelo computador.
Mais sobre o CRIE – O CRIE é um espaço destinado para atender pacientes que, por motivos biológicos, não podem receber os imunobiológicos disponíveis na rede pública ou necessitam de imunobiológicos especiais. São mais de 50 indicações para a utilização do centro, tais como: pessoas com imunodeficiência congênita, doenças neurológicas ou hematológicas; infectados pelo HIV; cardiopatas e pneumopatas.
Antes intermediado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o CRIE agora é gerenciado pelo município e tem sua sede na Rua Henrique Cota, 84, Bairro Bela Vista (prédio do SAE). A unidade fica aberta ao público de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30. O telefone de contato é (34) 3822-9811.