Eles estavam com documentos de carros, produtos veterinários, folhas e talões de cheques e cartões; tudo em nomes de terceiros
Nesse final de semana, a Polícia Militar de Tapira, no Alto Paranaíba, realizava operação pela cidade. Os militares abordaram um homem de 46 anos e um jovem de 20, pai e filho, em um carro de passeio. A documentação foi verificada e os dois foram indagados do porque estavam passando pela cidade.
Eles contaram aos militares que procuravam fazendas para arrendar e gado para comprar. Estelionatários já teriam passado pelo município contanto esse tipo e história, o que aumentou as suspeitas dos policiais. Ao verificar o porta-malas do carro, foram encontrados três caixas e ainda um balde de plástico com produtos veterinários.
Após o fato, a dupla contou outra versão das visitas à cidade. Eles alagaram que eram representantes das marcas e estava na região buscando clientes. Dentro do veículo, em uma pasta de couro, estavam vários talões de cheques, com diversos emitentes, vinte e dois talões de cheques onde estavam somente os canhotos das folhas.
Ainda vários pedaços de cheques recortados, que continham somente a assinatura do emitente. Também estavam nove cartões de movimentações de contas em bancos diversos. Foram encontrados oito documentos de veículos diversos, nenhum em nome dos envolvidos.
A cada questionamento os dois contavam uma história, relatando ainda que tiveram uma revenda de veículos semi-novos e uma loja de materiais de construção. Dentro da pasta estavam documentos jurídicos referentes a processos cíveis.
Em um caderno estavam anotações de dados (RG, CPF nome completo) de diversas pessoas, e pedaços de papeis avulsos, com dados pessoais de terceiros, dentre outros objetos. Ambos foram presos por descaminho e todos os materiais foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil.