Médico da Unimed Araxá dá dicas para garantir uma boa postura corporal
Estudos indicam que manter a postura corporal correta é fundamental para o bom funcionamento do organismo, tanto durante exercícios físicos como nas atividades diárias. Segundo o ortopedista Orli José Neri, da Unimed Araxá, cuidar da postura ajuda a prevenir diversas condições clínicas, incluindo doenças ósseas, articulares e vasculares.
A postura é o posicionamento do conjunto de ossos, músculos e articulações do corpo em determinado momento, responsáveis por fornecer equilíbrio e permitir a estabilidade corporal. “Dependendo da posição e do tempo que permanecemos nela, a pressão exercida sobre determinada estrutura óssea ou articular também pode interferir na funcionalidade de alguns órgãos. Cito um exemplo: ao ficarmos em pé ocorre maior pressão nas articulações dos pés, joelhos e quadris. Isso eleva a atividade cardiorrespiratória para promover uma adequada circulação sanguínea nos membros inferiores. Já quando estamos sentados, ocorre o relaxamento dos músculos dos membros inferiores e a transferência da pressão do peso corporal para os quadris e coluna vertebral, proporcionando uma redução na frequência e na pressão arterial, como também no ritmo respiratório”, explica o médico.
Ainda de acordo com o Dr. Orli, atualmente o sedentarismo e a obesidade, são os principais responsáveis pela má postura, pois causam o enfraquecimento da musculatura estabilizadora da coluna vertebral, principalmente músculos abdominais, torácicos e todo o grupo muscular dorso-lombar. “É importante salientar que a boa postura é tão importante quanto nossos hábitos alimentares e rotina de exercícios físicos, pois repercute diretamente no rendimento no trabalho, bem estar físico e psíquico”, orienta. “Uma equipe interdisciplinar se faz necessária para corrigir todos os problemas relacionados à postura corporal, buscando assim resultados mais satisfatórios. As atividades físicas mais recomendadas para manter a postura ideal são a natação, dança, musculação, corrida e ioga”, finaliza.
Dicas para garantir uma boa postura corporal
Sentar de maneira correta: diminui a pressão sobre os discos intervertebrais e facetas articulares da coluna vertebral; melhora a respiração; reduz a possibilidade de contratura inadequada da musculatura cervical, que causa dor intensa na região cervical posterior, occipital e ombros.
Tonificar o abdômen: o excesso de gordura na região abdominal associado ao sedentarismo, não fazem mal só para o seu coração, mas também sobrecarrega a coluna. Músculos como o reto abdominal, oblíquos interno, externo e transverso abdominal são muitas vezes esquecidos na prática de exercícios.
Observar a posição do pescoço: monitore sua postura corporal ao digitar no computador ou em seu celular. Quando você permanece com a cabeça inclinada para frente por longos períodos, pode acabar com dores nos ombros e pescoço. Para combater isso, lembre-se de mover apenas os olhos, não a cabeça.
Optar por equipamentos ergonômicos em seu local de trabalho: verifique a altura de sua cadeira, o apoio para os braços, se o teclado e o mouse têm apoio para os punhos e se o monitor está na altura correta.