No Triângulo Mineiro, série de cursos leva à população, alternativas de capacitação
A Utramig Uberlândia, no Triângulo Mineiro, está pronta para, em fevereiro, iniciar sete cursos gratuitos de curta duração na região, com um total de 403 vagas. Alguns deles chamam a atenção pelo tema aparentemente inusitado, mas com forte demanda no município e entorno.
É o caso, por exemplo, do curso de “Galinha Caipira” (30 horas/aula, 80 vagas, divididas em duas turmas de 40 alunos), com todas as vagas já preenchidas. “O curso surgiu pela sinalização da Fundação local, ligada à prefeitura, que atende assentamentos, agricultura familiar e produtores rurais”, contextualiza a presidenta da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), Liza Prado. A formação também foi viabilizada mediante parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda).
“Esta é uma demanda alta na região e, apesar disso, ainda não existia um curso específico. É uma alternativa de capacitação, inclusive, construída a partir de demandas das associações de produtores locais. Há um desconhecimento muito grande sobre legislação, selo, registro, autorizações e exigências de mercado. A procura, inclusive, superou o número de inscrições”, complementa Liza.
O diretor-geral da Ferub, Aniceto Ferreira, destaca a importância desta primeira turma do curso para os 18 assentamentos rurais acompanhados pela instituição, nas quais boa parte dos pequenos agricultores familiares produz frango e galinha caipira, ainda que em pequena quantidade.
“Muitos pequenos produtores e agricultores familiares trabalham com esse produto e precisam de capacitação para melhoria de sua produção”, observa. “É preciso que estejam mais bem informados e capacitados o que, evidentemente, com isso, vai aumentar a produtividade e a obtenção de renda dos pequenos produtores”, finaliza.
Preparação especial
O curso de Galinha Caipira foi totalmente estruturado e adaptado à rotina dos produtores e agricultores, em dia (sábado) e horários (7h20 às 12h30 / 13h30 às 17h30) que não prejudicam, por exemplo, o trabalho na terra, nas lavouras.
Dirigido a vários municípios do Triângulo e do Alto Paranaíba, o curso terá aula inaugural com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glenio Martins, no dia 4 de fevereiro (quinta-feira). Depois disso, segue com aulas aos sábados no intervalo de 6 de fevereiro a 13 de março.
São duas turmas, cada uma com 40 alunos, que vão aprender sobre manejo, assistência, vacinas, sanidade, nutrição, incubação, acompanhamento de resultados e normas e de saúde e segurança alimentar vigentes ligadas ao segmento da galinha caipira.