A hidratação e alimentação devem ocorrer periodicamente, conforme explicam os nutricionistas
O Carnaval está aí e junto com ele uma observação: como curtir tantos dias de folia numa boa. A nutricionista Mariana Coelho dá dicas de como fazer isso sem deixar de aproveitar cada minuto da maior festa popular do Brasil.
Cada dia do folião deve começar com um bom café da manhã, com frutas, pães e sucos, de preferência os naturais. Afinal, a festa começa cedo e o estômago deve estar preparado para a maratona que vem pela frente.
“Não fiquem sem se alimentar, não é porque bebeu muito que deve dormir sem nada no estômago, isso pode causar um problema grave de descontrole da glicose e fazer com que a pessoa entre em coma alcoólico, desmaie ou baixe a pressão arterial por não ter nada de energia para consumir. O organismo é igual carro, precisa de energia, sem energia ele funde e para de funcionar. Acordou? Coma alguma coisa. Se quer deitar de novo, não tem problema, coma pelo menos um carboidrato”, explica Mariana.
A hidratação é essencial. Opte pelos sucos naturais, como o de laranja, três unidades rendem um copão, acompanhadas de gelo então, bem saboroso. Outra sugestão é um suco verde (uma folha de couve, água de coco e uma laranja, um limão ou uma fatia generosa de abacaxi), até porque as temperaturas estão elevadas. Se você vai ficar o dia todo na piscina tome muita água, suco natural ou até um picolé de fruta, que conta como líquido.
Ah, a cerveja. Intercale água entre uma latinha e outra. Isso fará com o que o funcionamento renal não seja forçado. “Sempre tomar cuidado com o potássio, a laranja tem potássio, batata tem potássio, banana tem potássio. Porque quando toma muita cerveja a pessoa urina muito e com o sódio, o descontrole do potássio fica muito grande. Os eletrodos saem no suor e na urina, então é necessário controlar isso com água de coco. E a água de preferência gelada, porque é absorvida mais rápido”, esclarece Mariana.
E a noite, antes de descansar o corpo para o próximo dia, coma algo, nem que seja um pedaço de pizza com recheios mais leves, ou então um sanduíche natural. O que não vale é ficar sem se alimentar. Com essas ricas dicas aproveite o Carnaval.