Objetivo do encontro foi propor alternativas de solução para os principais problemas enfrentados pela saúde pública
A vice-prefeita e secretária de Saúde de Araxá, no Alto Paranaíba, Lídia Jordão, participou de uma reunião promovida pelo Conselho Municipal de Saúde para tratar de demandas do setor, realizada na Pousada Dona Beja.
O objetivo do encontro foi propor alternativas de solução para os principais problemas enfrentados pela saúde pública em Araxá e região. O evento contou com a participação de gestores de Saúde da Microrregião de Araxá, conselheiros de municípios, do Estado e da Federação, do Ministério Público e de membros da Sociedade Civil Organizada. Lídia afirma que os municípios enfrentam muitas demandas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e os recursos federais não tem sido suficientes para supri-las.
“Então, essa situação acaba sendo um gargalo por que as pessoas, que não conseguem os seus atendimentos feitos via Estado ou própria União, veem no segmento local a saída da solução dos conflitos, e nem sempre o município consegue ter os recursos suficientes para atender todas essas demandas”, comenta a secretária.
De acordo com o assessor da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério de Saúde, Fernando Luiz Eleotério, o encontro é importante para avançar no Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como principais atores o controle social e a gestão de Araxá, acompanhada pelos municípios vizinhos. “A nossa pasta tem a missão de ajudar essa interlocução entre controle social, movimentos sociais e gestão”, afirma.
O conselheiro estadual Jurandir Ferreira acrescenta que o SUS deve ser tratado em harmonia entre todos os gestores e conselheiros. “É necessário que reuniões aconteçam periodicamente para que ajuste algumas informações do que vem na União, no Estado e das ocorrências de cada município”, conclui.
Ascom PMA