Em 2020, cidade teve 45 casos confirmados da Dengue e dezenas de outros em investigação
As atividades de combate à dengue retornaram nesta semana em Sacramento, no Triângulo Mineiro, com o reforço do carro “fumacê”, que vai percorrer novamente todos os bairros da cidade e também com a volta dos mutirões que já retiraram mais de 200 caminhões de entulhos de dentro das residências somente este ano.
Segundo o coordenador do Centro de Zoonoses, Newton Cesar Cassimiro, a ação iniciou na última segunda feira e irá realizar mais cinco ciclos para conseguir eliminar a maior porcentagem dos focos do Aedes aegypti. “Então, o carro do fumacê fará a mesma rota cinco vezes. É importante que as pessoas abram portas e janelas ao perceber a aproximação do veículo, para matar os mosquitos escondidos dentro de casa”, explica.
Devido à pandemia de coronavírus, os agentes comunitários de endemias estão trabalhando apenas na área externa das residências, para diminuir o contágio, sendo assim, é necessário que os moradores redobrem os cuidados no interior dos domicílios.
Em 2020, até o momento, Sacramento registrou 144 casos prováveis (suspeito + confirmado) de dengue; 45 casos confirmados (14 no mês de Maio); 86 descartados e um óbito suspeito em investigação.
Em relação à Febre Chikungunya e à Zika nenhum caso foi registrado este ano. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), nesta terça-feira, Uberaba com 2.204 registros e incidência muito alta, continua sendo a cidade do Triângulo Mineiro com o maior número de casos da doença. Minas Gerais registrou 68.750 casos prováveis de dengue este ano, sendo mais de 4 mil somente na última semana.