Minas no Foco

Duas unidades escolares inauguradas em Araxá, nos Bairros São Pedro e Max Neumann

Escola Romália Porfírio atende cerca de 350 alunos dos níveis Infantil e Fundamental e Cemei Dona Petrosa atende solicitação de moradores

Atender as necessidades e expectativas da comunidade num espaço amplo, funcional e acolhedor resumem a importância da inauguração de duas unidades educacionais em Araxá: a Escola Municipal Professora Romália Porfírio de Azevedo Leite, no Bairro Max Neumann, Setor Oeste da cidade, e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Ilídia Maria dos Santos – Dona Petrosa, na região Centro, na Vila São Pedro.

A instituição, situada no bairro Max Neumann, funciona desde fevereiro de 2017, atende 350 crianças de quatro e cinco anos da Educação Infantil e alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental. O prédio tem capacidade para atender até mil alunos. O investimento na construção da Escola foi da ordem de R$1.645.373,32.

O nome da escola, professora Romália Porfírio de Azevedo Leite, foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Aracely de Paula, através da Lei 7.115 de 06 de outubro de 2016. “Quem planta educação planta um sonho, e eu entendo que a perpetuação do nome da professora Romália se fará através do sucesso e aprendizado de seus alunos e a devoção para com nossa cidade e o futuro. Estamos satisfeitos de oficializarmos a entrega desta unidade escolar à comunidade do Bairro Max Neumann. Abrimos as portas de uma escola, com muita satisfação, pois ela vai atender alunos de todas fixas etárias,”, afirma o Prefeito Aracely.

O Cemei Dona Petrosa foi adaptado para acolher crianças dos berçários 1, 2 e 3, sendo 75 crianças atendidas desde agosto. A partir de 2018 deverão ser atendidas crianças de zero a cinco anos. O empreendimento teve valor total de R$ 954.361,27 mil.

O nome da escola homenageia Ilídia Maria dos Santos, natural de Perdizes e residente em Araxá desde a infância. Exemplo de garra e dedicação às causas sociais. Dona Petrosa, como ficou conhecida pelos moradores do bairro e de grande parte dos araxaenses nasceu em 1916 e faleceu em 1996.

A Escola consta de salas de aula, berçários, refeitório, cozinha, despensa, sala de diretoria e supervisão, secretaria, lavanderia, sanitários, bebedouros, solários e amplo espaço na área externa.

O prefeito Aracely de Paula agradeceu ao empenho conjunto da administração municipal e à participação da população para que o CEMEI se tornasse uma realidade. Para ele, a obra representa o plantio de sonhos que brotarão em um futuro melhor para a cidade.

“Quando assumimos essa gestão, recebemos uma construção para uma finalidade que contrariava o desejo da comunidade em torno do local. Fizemos um levantamento no bairro para e os moradores apontaram a prioridade deles. Mais de 90% pediu a construção de uma creche e então decidimos acatar a vontade da comunidade. As crianças que começam nos nossos CEMEIs, às vezes com poucos meses de idade, e acompanham esse ensino até ingressarem numa universidade são as grandes pessoas que no futuro transformarão nossa cidade, nosso país. Temos que investir em educação para que todos tenham as mesmas oportunidades de se preparar para um futuro melhor e mais digno””, afirma o prefeito.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts