Os três novos pacientes de Araxá são profissionais da saúde, que tiveram contato com pacientes que testaram positivo
Por Caio Ranieri
Mais três casos positivos para o Novo Coronavírus em Araxá, no Alto Paranaíba, foram confirmados no final da tarde deste domingo (03) com o envio do Boletim Epidemiológico do Comitê de Enfrentamento do Covid-19 da cidade.
O levantamento saiu às 17h. Segundo informações repassadas, as novas confirmações são de profissionais da saúde do município (técnicas de enfermagem) que tiveram contato com outros pacientes que estavam testados como positivo. Já são seis casos positivos na cidade.
São três mulheres de 43, 49 e 51 anos. Elas estão em isolamento e passam bem, de acordo com o Comitê. Não houve novos registros de síndrome gripal na cidade, mantendo as 469 pessoas registradas, como estava no Boletim de sábado (02). Em Araxá, ainda aguardam resultados nove suspeitas. Continuam quatro mortes suspeitas em investigação.
ATUALIZAÇÃO: O caso confirmado em Araxá, de um paciente de 41 anos (Leia aqui a matéria) não vai ser contabilizado na cidade e sim, no Município de Perdizes, onde mora o paciente. O homem segue internado em Araxá, mas o caso confirmado será registrado no Boletim Epidemiológico de Perdizes, para evitar que seja dada duplicidade de registros. Com isso, Perdizes passa a ter o primeiro caso confirmado. O Boletim da cidade ainda não foi atualizado.
Outras cidades
Patos de Minas registrou três novos pacientes com Covid-19, e os casos confirmados chegam agora a 14, incluindo um óbito. Há três pacientes internados, e nove pessoas já foram tratadas. Os números foram divulgados no Boletim Epidemiológico Municipal. O órgão também publicou um informe detalhado (clique aqui), no qual avalia como preocupante o aumento dos registros positivos da doença. “Tal elevação do número de casos em apenas dois dias torna-se fator preocupante, já que o impacto de 3 casos novos sobre o número de casos confirmados corresponde a um acréscimo de 27,27% no número de casos”, diz o documento. Também segundo a Vigilância em Saúde, um desses novos casos confirmados é morador da cidade mas está internado em Brasília.
Em Perdizes estão registrados 33 casos de síndrome gripal. Todos estão sendo acompanhados de perto e seguem regras de isolamento. A cidade teve um caso descartado e agora, apresenta um paciente no quadro suspeito/internado grave e um caso confirmado, como está descrito acima.
O Boletim emitido pelo Comitê em Sacramento traz o total de 78 casos suspeitos registrados, sendo 72 síndrome gripal leve e seis aguardando exames. Já foram 56 pacientes descartados e outros 16 em acompanhamento. Ibiá tem 35 notificações para Covid-19, com 21 casos negativos e outros 14 aguardando exames. Em meio a esses casos notificados há as síndromes gripais, que são acompanhadas como casos suspeitos e seguem regras de isolamento. Em São Gotardo, que já tem dois casos confirmados e já curados, chega a 93 registros para o Novo Coronavírus, sendo 35 síndrome gripal ainda em monitoramento e 50 já liberados. Seis exames testaram negativo para a doença.
Serra do Salitre chega à 18 notificações. A cidade foi uma das primeiras a confirmar caso positivo na região. Mantém apenas um e 12 testados negativos. Cinco pacientes não foram testados, com três já liberados e dois ainda em acompanhamento. São 315 síndromes gripais registradas, com 187 ainda em monitoramento e 128 liberadas.
Em Bambuí são 35 notificações, com cinco negativos e um aguardando resultados. As cidades de Pratinha, Medeiros, Campos Altos e Tapira não emitiram novos boletins nas últimas 72 horas.
Minas Gerais
Até o momento foram 2.347 casos confirmados em todo o estado. O total de suspeitos em MG é de 89.056. Morreram vítimas da doença ou por agravamento ocasionados pela Covid-19 no estado 90 pacientes. Outras 86 mortes estão em investigação e 466 óbitos descartados foram descartados. Acesse o Quadro Resumo – óbitos Covid-19 / MG e clicando aqui você tem acesso ao Boletim detalhado da Secretaria de Saúde de Minas Gerais.