Parlamentar usou a tribuna da Câmara para pedir ao deputado Bosco agendamento de audiência com Superintendente em Minas Gerais
A possibilidade de transferência da Unidade Local do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) de Araxá para o município de Passos, na região Sul de Minas Gerais, é motivo de preocupação para o vereador Emílio de Paula Castilho.
Neste sentido, o parlamentar apresentou indicação ao deputado Bosco, para que agende, com a maior urgência possível, audiência com o superintendente do órgão federal em Minas Gerais, Dr. Fabiano Martins Cunha. O requerimento, aprovado por unanimidade pelo Legislativo Municipal, já foi encaminhado ao deputado estadual.
Mesmo sem usar a tribuna na Sessão Ordinária desta semana, Emílio Castilho uso tempo regimental após o Grande Expediente e apresentou a indicação. Na justificativa o vereador disse que foi procurado esta semana por um grupo de servidores que repassaram a informação de que a Unidade Local do órgão estaria em vias de ser transferência para a cidade de Passos.
O DNIT é um órgão federal ligado ao Ministério dos Transportes e funciona de forma ininterrupta em Araxá há várias décadas. A unidade conta com cinco servidores do quadro administrativo e aproximadamente 30 contratados através das empreiteiras Alta Consultoria, ASEL Engenharia e Construtora Guaporá, além dos 48 aposentados que dependem da unidade de Araxá para resolver problemas pontuais. O órgão é o responsável pelas rodovias federais no Estado e, em especial na região de Araxá pelas BRs 146 (Araxá/Patos) e 452 (Araxá/Uberlândia).
Em Minas Gerais existem atualmente 17 Unidades Locais localizadas nos municípios de: Juiz de Fora, Contagem, Pouso Alegre, Oliveira, Uberlândia, Paracatu, Leopoldina, Caratinga, Teófilo Otoni, Rio Casca, Prata, Bom Despacho, Montes Claros, Governador Valadares, Caxambu e Patos de Minas. Se a transferência for efetivamente concretizada, todos os servidores serão realocados para a cidade de Passos.
“Não podemos ficar de braços cruzados e ver Araxá perder um órgão federal. Pelo contrário, temos que somar forças e brigar até o último momento para que a situação não se concretize. Araxá é uma cidade pólo a nível regional e não pode ficar sem uma unidade do DNIT. Neste sentido acionamos o nosso deputado Bosco e vamos na Superintendência do DNIT em BH para resolver a questão. Se necessário, vamos acionar nosso deputado na capital federal. Já pontuamos a questão com o nosso prefeito que também se mostrou preocupado com a situação”, destacou Emílio Castilho.
O DNIT de Araxá é responsável por aproximadamente 120 km de extensão da BR-146 que passa pelos municípios de Santana de Patos, Cruzeiro da Fortaleza, Catiara, Serra do Salitre e Brejo Bonito. A exemplo de Araxá, todas estas cidades também seriam afetadas com a transferência.
“Esperamos que o nosso deputado, sempre atento às questões de Araxá, agende esta audiência com rapidez para que possamos levar a nossa preocupação e a preocupação de Araxá ao superintende do órgão em Minas Gerais”, arrematou o parlamentar do Partido da República.