Parlamentar entregou requerimento que foi aprovado pelo Legislativo e assinado por todos os vereadores
O vereador Emílio de Paula Castilho está empenhado para que Araxá seja contemplada com a criação da Superintendência Regional de Educação. O parlamentar apresentou requerimento com essa solicitação ao governador Romeu Zema na Sessão Ordinária de 19 de março. O documento foi assinado por todos os vereadores.
No último sábado, o parlamentar do Partido da República foi recebido em audiência pelo governador. O encontro aconteceu na Escola Estadual Professor Luiz Antônio Correia (Polivalente). Na oportunidade o parlamentar esteve acompanhado pela Inspetora de Educação de Araxá, a educadora Cacilda Winter e pelo deputado estadual Bosco.
Na oportunidade Emílio Castilho reafirmou a necessidade de criação da Superintendência Regional de Educação e justificou o pedido expondo a realidade do setor educacional da cidade. O parlamentar visitou, uma a uma, todas as 15 escolas estaduais do município e viu de perto as dificuldades enfrentadas por diretoras, inspetoras e servidores da educação.
A inspetora Cacilda Winter falou com propriedade sobre as dificuldades enfrentadas pela Inspetoria de Ensino e das escolas de Araxá e também de nossa microrregião. O Polo de Araxá atende também os municípios de Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Tapira, Campos Altos e Santa Juliana.
De acordo com ela, Araxá é um dos 25 municípios atendidos pela Superintendência Regional de Ensino de Uberaba, que trabalha sobrecarregada pelo grande número de escolas sob sua jurisdição, abarcando serviços de 101 Escolas Estaduais e inúmeras outras da rede municipal e particular, além das escolas do sistema s, Sesc Senat, Senac e Sesi.
“Esta vasta abrangência torna o serviço da regional exorbitante, o que compromete a agilidade nos serviços prestados e a saúde dos servidores que nela se encontram lotados”, destacou a inspetora.
Ao final do encontro o governador Romeu Zema disse que o justo pleito das lideranças políticas e educacionais de Araxá será analisado junto as esferas do governo do Estado. “Tenho convicção de que o momento é oportuno, ainda mais com a união de toda a classe política, legislativo, executivo e nosso representante na Assembleia Legislativa. Trata-se de um sonho antigo de nossa cidade e acima de tudo, uma aspiração não somente de Araxá, mas sim de toda a nossa microrregião”, arrematou o parlamentar.