De olho no exame os alunos que buscam uma vaga na universidade vêm se preparando para a volta as aulas no mês de fevereiro
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já tem data marcada, as provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. A confirmação veio por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última sexta-feira (21/01), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas provas.
De olho no exame os alunos que buscam uma vaga na universidade vêm se preparando para a volta as aulas no mês de fevereiro. Para tanto, o Curso Biorossi pré-vestibular está realizando uma série de exames de bolsas que pode garantir ao aluno de 5 a 100% de desconto na mensalidade.
Mesmo com as incertezas da pandemia do novo coronavírus o modelo de ensino foi adaptado para um formato híbrido que permite ao aluno assistir aulas presenciais, em cenários seguros, e aulas ao vivo, à distância, quando o momento requer maior prevenção. O novo formato já é uma realidade natural, especialmente para a chamada Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), nativos digitais considerados de múltiplas realidades que lidam com facilidade com as adaptações necessárias a novos cenários.
No Biorossi diversos exemplos ilustram essa nova realidade. O aluno Rafael Gonçalves, do noturno Uberaba, estudou um ano no sistema de aulas ao vivo e conquistou a aprovação em Medicina na Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM.
“Teve uma mudança completa no jeito que achei que iria estudar. Mas eu ouvi do diretor do curso que, aqueles que continuassem firmes, iriam se destacar, justamente por ser um ano atípico. Foi o que eu fiz: continuei firme e em um ano de estudo conquistei minha vaga em medicina”, conta Rafael.
A tão sonhada vaga em medicina chegou também por meio dessa nova realidade de estudo para a aluna do Biorossi Uberlândia, Mariana Silva. “O mais importante para mim foi o monitoramento de estudo mesmo a distância. O simples fato da câmera ligada, o tempo todo alguém do curso ali te acompanhando, me ajudou muito a focar no estudo”, explica Mariana.
Resultado ENEM 2021
Os resultados do Enem 2021 serão divulgados no dia 11 de fevereiro. Já para quem fez o exame na condição de treineiro será disponibilizado 60 dias depois. A nota do ENEM traz definições sobre o ano estudantil de cada aluno. Com o resultado é possível se inscrever no Sistema de Seleção Unificada-Sisu e definir o acesso à universidade ou se será necessário seguir com os estudos no cursinho por mais um período.
O diretor do curso Biorossi, Diego Henrique Rossi, orienta que apesar do resultado ainda não ter sido divulgado os alunos não devem aguardar. “O momento é de planejamento. Nossa orientação é que o aluno deve fazer os exames de bolsas, garantir bons descontos e, caso precise, continuar no preparatório. Afinal, se ele deixar para depois e não obtiver êxito com a nota do ENEM, pode ser tarde para alcançar o que precisa no seu planejamento de estudos para 2022”, disse.
Sisu, Prouni e Fies
O Ministério da Educação também divulgou o cronograma de inscrições dos principais programas de entrada em faculdades e universidades públicas e privadas brasileiras para quem participou do Enem 2021.
Para o Sisu, as inscrições começam no dia 15 de fevereiro e finalizam no dia 18 de fevereiro, são apenas quatro dias que os alunos têm para se inscreverem com a nota do ENEM. Ainda em fevereiro, começam as inscrições para o Programa Universidade para Todos – PROUNI, quem pretende pleitear bolsa integral ou parcial tem entre os dias 22 e 25 de fevereiro para se inscrever.
Já no mês de março abrem as inscrições do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior-FIES, os alunos têm de 08 a 11 para se inscreverem. O MEC já divulgou a ampliação na oferta de vagas para ingresso no ensino superior, para o FIES são 110.925 vagas, bem a mais que no ano passado quando foram 93 mil vagas. Já as oportunidades ofertadas pelo Sisu e Prouni ainda serão divulgadas.