Pares de meia, panelas, tabuleiros, cadeiras de praia e rodinhos de pia foram doados em ação conjunta com a Secretaria de Ação e Promoção Social
Entidades foram contempladas em ação conjunta do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) com a Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social. Nessa semana, pares de meia, panelas, tabuleiros, cadeiras de praia e rodinhos de pia foram entregues ao Recanto do Idoso Asilo São Vicente de Paulo, ao Centro de Referência a Assistência Social (Cras) Abolição, e a Associação do Câncer.
Esse material é fruto de uma ação realizada pelo IPDSA nos anos de 2013 e 2017. Segundo a chefe de divisão de fiscalização do instituto, Gláucia Marques de Resende, os produtos ficaram recolhidos durante 60 dias, prazo para os ambulantes regularizem a situação e, somente após esse período as mercadorias foram disponibilizadas para doação.
“Como essas mercadorias não foram reclamadas dentro do prazo, estivemos em contato com a Procuradoria Jurídica do Município para um parecer jurídico sobre a legalidade da doação. De acordo com o Código de Posturas do Município, a venda ambulante não é proibida, desde que haja autorização e regularização que, nesse caso específico não aconteceu”, explica.
As entidades foram representadas pelo vice-presidente do Recanto do Idoso São Vicente de Paulo, Rogério Vicente de Melo, pela coordenadora do Cras Abolição, Lúcia Montovani, e pela auxiliar de marketing, Ketlen Lorraine, e auxiliar de escritório, Ana Kelly, da Associação do Câncer. Rogério conta que o material está vindo em uma boa hora. “Ficamos muito felizes com a oportunidade de receber essa doação porque os idosos precisam de meias na época do frio. As meias serão usadas pelos nossos 53 residentes”.
Moisés Cunha, secretário de Ação e Promoção Social, enfatiza que a pasta está aberta para essas parcerias em prol das entidades. “O IPDSA cumpre o papel de fiscalizar e deixar a cidade em ordem e, a secretaria, o de aproximar a administração das instituições. Avaliamos as instituições que precisavam do material disponível com finalidade direta pelo trabalho que cada uma executa”, acrescenta o secretário.