Expectativa é deixar a cidade em condições aceitáveis de tráfego em um mês
A Secretaria de Obras Públicas concluiu o microrrevestimento em mais 565 metros lineares na Avenida Afonso Queiroz, na região do Bairro Jardim Panorâmico. Até agora, foram 1.275 metros de pista restaurada. Também já receberam o mesmo serviço outras vias da cidade nos bairros Brasil, Cristo Redentor, Santo Antônio, Várzea, Vila Garcia, Aurélio Caixeta, São Francisco, Alvorada, Nova Floresta e Jardim América.
O microrrevestimento, mais conhecido como reperfilamento, tem a função de prolongar a vida útil do pavimento em cerca de dois a três anos. A camada mais fina aplicada (1,2 cm em média) não significa pouca efetividade. “É um impermeabilizante apropriado para as vias onde o asfalto está menos deteriorado e ainda é possível aproveitar a base. Isso porque ele sela as trincas, impermeabiliza a base do asfalto e evita que a água penetre”, explica o secretário de Obras Públicas, Mauro de Lima Cunha.
A condição de cada rua é que define qual medida técnica será realizada no local. “Por isso não é verdade quando as pessoas dizem que não adianta passarmos ´essa borra de café` e que estamos recuperando vias que não têm buracos. O reperfilamento é uma espécie de prevenção, e é importante fazer”, esclarece o secretário.
As equipes de tapa-buracos, além de prepararem as vias que irão receber o reperfilamento, estão atuando em outras regiões. Esta semana, por exemplo, trabalharam nas avenidas Tomás de Aquino, Marabá e Fátima Porto e nas ruas Elmo Hélio Pinheiro, Angra dos Reis, São Geraldo, entre outras. Elas também recuperaram a entrada da Vila Padre Alaor, no fim da Rua Mata dos Fernandes, no Vila Garcia.
Com a diminuição das chuvas, a expectativa do secretário Mauro de Lima é que a cidade esteja em condições aceitáveis de tráfego dentro de 30 dia