Instituição de ensino é uma das mais tradicionais da cidade e referência na formação de cidadãos mais conscientes
O Plenário Guilherme Gotelip Neto ficou lotado com as presenças de alunos e professores, representantes de todo o corpo de estudantes e colaboradores da Escola Estadual Armando Santos, que foi homenageada pelo aniversário de 50 anos, completados no dia 11 de abril de 2016. A instituição, tradicional e uma referência em educação na cidade, recebeu a homenagem do Vereador Fabiano Santos Cunha.
A Escola foi fundada pelo ex-prefeito Domingos Santos, avô de Fabiano e leva o nome de outro familiar dele, o ex-prefeito de Santa Juliana (MG) e juiz de paz, Armando Santos. Nos idos da década de 60, a Escola Armando Santos foi construída pelo Governo Federal em terreno doado pela prefeitura, integrando um grande projeto criado na época que levou melhorias ao bairro São Geraldo e Adjacências.
Dois anos antes da fundação oficial, as Escolas Padre Leão e Santa Maria foram fundidas nas Escolas Combinadas do Lavapés. Logo depois, em 11 de abril de 1966, o Grupo Escolar Armando Santos foi criado e abrigou a extinta Escola Combinada. Atualmente, são mais de mil alunos matriculados na Escola Estadual, nos Ensinos Fundamental (5ª a 8ª) e Médio.
Além de homenagear a escola, Fabiano apresentou uma Moção de Congratulações para cada uma das seis diretoras que passaram pela Escola nos 50 anos de trabalho e dedicação em educar os jovens araxaenses. As Moções serão confeccionadas pela Secretária da Casa da Cidadania e posteriormente entregues.
São as homenageadas: (1966 – 1978) Sofia Tannús Malki; (1978) Lélia Guimarães – In Memorian; (1979 – 1991) Maria Tereza Guimarães de Angelis; (1992 – 1999) Sonia Aparecida Martins; (2000 – 2012) Leany Maria Pires Tupinambá e a atual diretora, no cargo desde 2013, Antônia Aparecida Ribeiro.
Ascom Vereador Fabiano Santos Cunha