Teste será composto por duas etapas: a primeira, uma prova teórica de percepção rítmica e melódica; e a segunda, uma prova prática específica do instrumento escolhido
A Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo, de Araxá, divulgou o programa de seleção das provas práticas para o Curso Técnico em Instrumento Musical 2023. O teste será composto por duas etapas: a primeira, uma prova teórica de percepção rítmica e melódica; e a segunda, uma prova prática específica do instrumento escolhido.
Para a prova específica, o aluno deverá optar por um instrumento: violão clássico (erudito): violão popular, piano clássico, violino, violoncelo, flauta doce – soprano e contralto (performance), saxofone: flauta transversal ou flauta doce (foco educação musical). O programa a ser desenvolvido para cada um está disponível para consulta no site da Fundação Cultural Calmon Barreto www.fundacaocalmonbarreto.mg.gov.br.
O coordenador do curso técnico, Adriano Rivas, destaca que para 2023 haverá a oferta de vagas para dois novos instrumentos: violino e violoncelo. “A divulgação do programa da prova prática neste momento é justamente para que o candidato possa conhecer o repertório exigido e tenha mais tempo de estudar e se preparar para a prova prática, que tem sua nota somada à prova teórica na definição da colocação do processo seletivo. É necessário que a pessoa tenha uma vivência mínima com a música. Em breve, no início do próximo ano, será lançado o edital completo”, conta.
Reconhecido pelo MEC e com duração de três anos, o curso técnico é gratuito. Além do aluno aprender sobre o instrumento escolhido, são ministradas aulas teóricas que visam uma formação mais completa, como história da arte e da música, didática, informática musical, cultura popular, entre outras.