Pais, estudantes e trabalhadores poderão votar no processo que acontece em 3.493 escolas do Estado
Nesta terça-feira (15), escolas estaduais mineiras escolhem seus novos diretores e vice-diretores, que assumirão os cargos no ano que vem. O processo acontece em 3.493 escolas de todo o Estado e contará com a participação de pais, estudantes e trabalhadores que atuam na escola. As escolas ficam abertas de 8h às 20h para a votação.
Um dos itens do acordo histórico assinado entre os trabalhadores e o Governo de Minas Gerais, em maio, o processo de escolha de direção de escola vem ao encontro da busca por uma escola ainda mais democrática e aberta à comunidade.
A ampla participação dos trabalhadores no processo de certificação – pré-requisito para o candidato ao cargo diretor de escola e que avalia conhecimento pedagógico e técnico e as competências necessárias para o desempenho do cargo – já foi um indicador da importância deste processo neste momento.
Foram 10.196 candidatos habilitados a montar chapas no processo, de um total de 25.299 candidatos inscritos nesta etapa (90% deles professores). Importante ressaltar que toda a elaboração do processo de escolha privilegiou a escuta à comunidade e sua ampla divulgação, com o recolhimento de sugestões que culminaram na Resolução 2795/2015 que normatiza o processo. Na montagem das chapas, puderam participar profissionais efetivos e não-efetivos.
Cada escola conta com uma Comissão Organizadora que acompanha todo o processo, desde a inscrição das chapas, apuração da votação e análise de recursos. Os diretores eleitos terão exercício de três anos, podendo ser reconduzidos por igual período, desde que realizado novos processos.
O processo de escolha de novos diretores não acontece amanhã em algumas escolas, como as escolas em unidades prisionais e socioeducativas e em escolas com menos de 2 anos de funcionamento, dentre outras. Para as escolas indígenas e quilombolas haverá resolução específica. Confira dados do processo de escolha de diretores que acontece neste dia 15 de dezembro:
Total de escolas a realizarem escolha de direção: 3.493
Escolas com apenas 1 chapa concorrente: 2.085 (59,7%)
Escolas com 2 chapas: 1.057 (30,2%)
Escolas com 3 chapas: 170 (4,9%)
Escolas com 4 chapas: 10 (0,3%)
Escolas sem chapas: 171 (4,9%)
Agência Minas