Danilo Perrotti saiu de BH com destino a Araxá para falar do seu livro Homem Livre: Ao Redor do Mundo Sobre uma Bicicleta
O Sempre Um Papo e o Circuito CBMM de Cultura recebem o ciclista e aventureiro, Danilo Perrotti para o debate e o lançamento do livro “Homem Livre: ao Redor do Mundo Sobre uma Bicicleta” (Editora Ciao Ciao).
O evento ocorre no dia 19 de maio, terça-feira, às 19h30, no Teatro Municipal de Araxá. A entrada é gratuita. No encontro, ele fala dos desafios enfrentados em uma saga de 50 mil quilômetros e as experiências culturais vividas em 59 países.
Perrotti aborda também sobre ecologia, sustentabilidade, mobilidade urbana e literatura, sob o contexto dos lugares por onde passou. Para o evento, o autor faz algo inédito na história do Sempre Um Papo: ele percorre de bicicleta o trajeto entre Belo Horizonte, na região Central de Minas Gerais, e Araxá, no Alto Paranaíba, num total de 367 Km.
Ele saiu da capital mineira no dia 14 de maio, com previsão de chegada a Araxá nessa segunda feira (18). O ciclista pedala de 50 a 100 quilômetros por dia, começando de manhã até o por do sol. Na bagagem, ele leva barraca e equipamento de camping, além de fazer registro de fotos e depoimentos. Participa do encontro a escritora Gisele Mirabai, que redigiu o livro a partir do diário de bordo do aventureiro.
As 333 páginas do livro são o resultado de 3 anos, 3 meses, 3 dias de viagem, e mais 3 anos para ser concluído, com texto da escritora Gisele Mirabai, esposa do explorador. “Homem Livre: ao Redor do Mundo Sobre uma Bicicleta” conta em detalhes a jornada do viajante mineiro que saiu de Belo Horizonte no dia 08.08.2008 e retornou à mesma cidade no dia 11.11. 2011 depois de percorrer 50 mil km, pedalando por 59 países do planeta.
Com o objetivo de conhecer os povos e culturas do mundo e movido pelo próprio esforço físico, Danilo seguiu para a Europa, cruzou o Oriente Médio e um trecho do norte da África, atravessou por um ano a Ásia, de onde partiu para a Oceania, descendo em seguida para as Américas e voltando para o Brasil.
Dividido em 59 capítulos, a obra traz narrações em situações extremas como a travessia de desertos com o calor de 50 graus, encontros com árabes armados no Iêmen, montanhas geladas da Albânia, além da diversidade cultural vivida com hindus e budistas da Ásia. Mais do que um relato de viagem, a obra traz alto teor filosófico e existencial.
“Fala sobre o que pode acontecer quando você percebe que é a sua própria mente que determina as situações que você vive, com muitas observações agudas sobre o existir, o despertar de um homem com o sol, a lua e as estrelas, a maioria das vezes sozinho, diante da eminência da morte, do perigo e da dificuldade de comunicação com línguas estranhas”, destaca o autor.
Uma obra que leva o leitor sobre dois pedais por meio de capítulos curtos e envolventes, fazendo um grande apanhado geográfico e cultural sobre o mundo, de acordo com a experiência do viajante, que pôde atravessar lentamente 59 países do planeta, com uma proximidade das pessoas que só a bicicleta permite. O livro foi adaptado em um longa-metragem documentário e já exibido em cinco países.
Danilo Perrotti nasceu em Belo Horizonte, em 1981. Administrador, fotógrafo, ex-nadador profissional e explorador. Dá palestras sobre sua experiência, produz conteúdo de viagem para TV, é casado com a escritora Gisele Mirabai e pai de dois filhos.
Serviço:
Evento: Sempre Um Papo com Danilo Perrotti
Data: 19 de maio de 2015, terça-feira, às 19h30, com entrada gratuita
Local: Teatro Municipal de Araxá – Avenida Antônio Carlos, s/n, Centro – Araxá Informações: (31) 3261.1501 – www.sempreumpapo.com.br
Ascom Sempre um Papo