Só no município do Triângulo Mineiro são 85 quilômetros de estradas rurais de uma só vez
A estabilidade do clima nos últimos dias, possibilitou às prefeituras das cidades de Sacramento, no Triângulo Mineiro, e Tapira, no Alto Paranaíba, a trabalharem na recuperação das estradas vicinais. Nos dois municipios, a área rural é bastante extensa e a circulação para escoamento da produção e transporte de alunos, passageiros e turistas, ao Parque Nacional da Serra da Canastra é constante, o que prioriza ações dessa natureza.
O trabalho de manutenção das estradas rurais que cortam Sacramento, por exemplo, é realizado diariamente pelas secretarias de Obras e do Agronegócio. Em uma etapa única foi concluída a manutenção dos 85 km da principal estrada rural, que liga Sacramento ao Parque da Canastra.
De acordo com o secretário de Agronegócio Joaquim Rosa Pinheiro, o trabalho foi realizado a partir do Posto do Tião. “Sabemos que nesta região está a maior parte da produção do município, portanto, começamos do Posto do Tião da Curandeira e passamos pelas regiões da Samambaia, silos do Jamil Miguel, Caxuana, base da Minas Agromercantil, Lagoa dos Esteios, Chapadão do Bugre, Chapadão do Binoto, Chapadão do Tamanduá e Chapadão do Zagaia até a portaria do Parque”, contou Joaquim.
O Prefeito Bruno Cordeiro salienta que mesmo com as dificuldades financeiras e com as chuvas o trabalho é feito a contento. “Nosso país passa por uma crise que afeta todos os municípios. O produtor rural precisa da chuva no campo, no entanto, ela dificulta o trabalho do maquinário. Todavia, com nosso empenho temos realizado a manutenção das estradas para que seja facilitado o escoamento da produção e o transporte dos alunos”. O trabalho também contemplou a manutenção da estrada da região da Gameleira, honrando assim, o compromisso de promover melhorias e estimular a economia e segurança no setor agropecuário de Sacramento.
Na região de Tapira, a Secretaria de Obras está iniciando ações de recuperação nas estradas vicinais do município. Estão sendo realizados serviços de alargamento e encascalhamento das principais estradas. “Iniciamos os trabalhos na estrada que liga Tapira à região do Alto da Serra e, estaremos em breve, começando o trecho entre o Ribeirão do Inferno e a Comunidade das Palmeiras”, explicou João Batista Credson Ferreira, gestor da pasta de obras.
O trecho que liga Tapira ao Alto da Serra será recuperado através de recursos oriundos de convênio com a Secretaria de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop), conseguido por emenda do Deputado Estadual Bosco. Já a estrada que liga o Ribeirão do Inferno à Comunidade das Palmeiras, teve seus recursos angariados através de um pedido do Deputado Bosco junto ao Governo Federal.
C/ Informações de Prefeituras