Mérito Mariano Joaquim de Ávila homenageia 15 grandes destaques que fizeram história na Câmara Municipal
Antigos parlamentares foram homenageados pela Câmara Municipal na noite de ontem (20), no Plenário Guilherme Gotelip Neto, em Araxá, Alto Paranaíba, através da outorga do Mérito Legislativo Mariano Joaquim de Ávila. A honraria será concedida anualmente àqueles que exerceram seus mandados com vocação e exercício da cidadania.
“Acho importantíssimo essa homenagem a esses profissionais, políticos que exerceram seus mandatos. Inclusive em situação muito mais difíceis no tempo deles, porque o Brasil evolui bastante, principalmente, nos últimos 20 anos e muitos desses vereadores ocuparam os cargos antes disso. E tenho certeza que colaboraram com o avanço do país”, afirma o vereador Mauro da Silveira.
Mariano de Ávila nasceu em 1785 e foi o primeiro presidente da Câmara de Vereadores da cidade. Ele morreu aos 78 anos, em 1863, deixando cinco filhos e netos, que se desdobraram em muitas famílias de Araxá.
A honraria é entregue as personalidades desde 2011. Este ano, 15 grandes nomes que contribuíram com a história da Câmara Municipal receberam o diploma. As personalidades são selecionadas pelos próprios parlamentares.
“Mesmo não exercendo a função como vereadores continuam prestando relevantes serviços. Isto não é um culto a vaidade. É uma forma de agradecer em vida aquilo que elas fizeram. Bom que acontece agora, porque dessa forma a pessoas se sente até animado para seguir fazendo o bem”, disse Miguel Júnior, presidente da Câmara.
O ex-prefeito Waldir Benevides também foi parlamentar por quatro vezes na década de 70. Nesse período foi presidente do Legislativo por sete vezes. Homenageado por indicação de Fabiano Santos Cunha, ele lembrou com emoção da época do mandato.
“Eu sempre falo que a Câmara é escola para o político. É aqui que o cidadão aprende a conhecer seu povo. Aprende analisar as necessidades. Porque governar nada mais é do que levar melhores condições à comunidade”, conta Waldir.
Os indicados reviveram a atividade parlamentar por meio de uma reunião solene com a apresentação de requerimentos e projetos de lei na tribuna da Casa. Para ex-vereadora, Rosely Malkut (1993 a 1996), o trabalho continua. “O que fica é a certeza que fizemos o melhor que pudemos. E, hoje, estamos produtivos dentro da sociedade acompanhando toda a movimentação da política”.
A mesa diretora foi composta, na ocasião, pelos ex-vereadores Waldir Benevides, que presidiu a sessão solene, Lídia Jordão (vice-presidente) e Johnny Nolli, 1º secretário. O plenário foi composto pelos ex-vereadores Mariano de Ávila Alberto Parreira Borges, Danilo de Souza, Eustáquio de Lima, Francisco Amando Afonso de Melo, João Bosco Junior, representando o Deputado Bosco, João Bosco Borges, Edvaldo Carneiro, representando o homenageado José Cincinato de Ávila, José Donizete de Oliveira (Diou), Marco Antônio Rios, Onilda Soares e Rosely Aparecida da Silva Malkut. Confira as fotos!