Minas no Foco

Excursão, em junho, leva doadores de sangue de Araxá para Uberaba

Campanha é da associação de doadores da cidade, em parceria com empresas e a Ampara

Por Caio Ranieri

Se você já doou sangue ou quer se tornar um doador é hora de se preparar para a ação. A Associação dos Doadores de Sangue de Araxá, no Alto Paranaíba, em parceria com a Associação de Amparo às Pessoas com Câncer de Araxá (Ampara), a Cooperativa Agropecuária de Araxá Ltda (Capal) e a Coca Cola, promovem uma excursão até o Hemocentro de Uberaba, no Triângulo Mineiro, no dia 06 de junho.

O principal objetivo é a conscientização a população sobre a importância de doar sangue, além de colaborar para o estoque do material no Hemocentro que atende Araxá e região, que é o de Uberaba. A cada dia, o órgão tem dificuldades de manter o banco de sangue para as transfusões, principalmente aos pacientes em tratamento de algum tipo de câncer, que sempre precisam passar pelo procedimento.

Se quiser participar da campanha, basta entrar em contato em algum dos telefones: (34) 3662-1600, (34) 8836-4276 ou (34) 3612-1611.

Requisitos

Para doar sangue é bem simples. A pessoa precisa ter e estar com boa saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar mais que 50 kg; não ter doença infecciosa no sangue; dormir bem na noite anterior; alimentar-se antes e não doar em jejum. Uma informação importante é que a menstruação e o uso de anticoncepcionais não impedem a doação.

Mitos e mentiras sobre a doação de sangue

  • Não se contrai doença doando sangue.
  • Doar sangue é muito seguro, pois o material utilizado na coleta do sangue é descartável, eliminando qualquer possibilidade de transmissão de doenças.
  • Após cada doação, são feitos exames laboratoriais.
  • Segurança também para quem recebe as transfusões. Em todo sangue colhido são feitos vários exames para a detecção de doenças. Caso haja algum resultado que impossibilite a utilização do sangue, o doador será comunicado e orientado.
  • O sangue doado é rapidamente compensado.
  • Após a doação, o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade de sangue retirada. Pouco tempo depois, o volume de sangue será o mesmo. O Peso do doador não sofre variações, assim como a densidade do sangue.
  • Doar sangue não vicia.
  • Doar sangue uma vez, não significa que deva doar sempre. O organismo não vai produzir quantidade maior de sangue, obrigando-o a doar sempre. O corpo, não vai viciar e assim que for possível, deve-se fazer uma nova doação, pois há muitos pacientes precisando.
  • Uma doação pode servir a várias pessoas diferentes.
  • O Sangue colhido é separado em vários componentes e cada paciente recebe aquela parte que seu organismo necessita. Com uma doação, você estará salvando várias vidas (acidentados, gestantes com anemia, pacientes cirúrgicos, hemofílicos e recém-nascidos).

Compartilhe esta notícia:

Related Posts