Ideia surgiu ainda em 2015 e uma indicação do parlamentar foi feita ao Poder executivo
Em abril de 2015, o Vereador Fabiano Santos Cunha, cumprindo seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Araxá sugeriu a então Secretária de Saúde, Lídia Jordão, Vice-Prefeita, e à Secretária de Educação, Gessy Glória Lemos, a implantação nas escolas da cidade do Programa do Governo Federal “Saúde na Escola”. em 2018, o projeto foi implantado nas escolas municipais e agora, em 2019, vai ser ampliado e atingir milhares de estudantes da rede pública, além de todas as escolas municipais, também as escolas conveniadas e três unidades da rede estadual.
“Ficamos extremamente felizes com essa novidade, porque sempre acreditamos que essa era uma proposta viável e que seria importante que os nossos alunos em Araxá pudessem ser contemplados com esse programa de nível nacional. São mais de 10 mil alunos, de 44 unidades educacionais da cidade, que serão atendidos com esse programa, que apresenta diversas propostas e campanhas educativas”, explica Fabiano.
O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007. Tem como objetivos desenvolver, ampliar e integrar ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos e avaliação das condições de saúde dos estudantes da rede pública. O público alvo são estudantes do Ensino Fundamental Diurno. Dentre as ações propostas estão campanhas educativas, oficinas temáticas, palestras, gincanas, rodas de conversa, feiras, seminários, atividades artísticas e culturais. O PSE trabalha temas como saúde bucal, alimentação saudável, atividade física, sexualidade, violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas, bullying.
Fabiano cobra serviço de cateterismo em Araxá
Durante o uso da Tribuna na tarde dessa terça-feira (19), o Vereador Fabiano Santos Cunha cobrou que a Secretária Municipal de Saúde de Araxá possa estudar e providenciar a compra de serviços de cateterismo para atender a grande demanda existe na rede pública municipal. A compra poderia ser feita com o Hospital Dom Bosco, que já ofereceu o tipo de serviço para a Prefeitura. São vários pacientes que aguardam o procedimento e seriam atendidos com o acordo firmado.
Fabiano anuncia aumento de carga elétrica no Distrito Industrial de Araxá
Uma antiga solicitação das empresas instaladas no Distrito Industrial de Araxá vai ser finalmente atendida. Foi o anúncio que o Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB) fez na tarde dessa terça-feira (19), na Tribuna do Plenário Guilherme Gotelip Neto, na Reunião Ordinária da Câmara Municipal. Depois de muitos pedidos, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), anunciou a ampliação da carga de energia que abastece as redes de transmissão do Distrito Industrial.
Em fevereiro desse ano, o Vereador Fabiano chegou a enviar à Cemig um ofício, solicitando o estudo para esse serviço. Na tarde dessa terça, o parlamentar recebeu a boa notícia. “Fomos informados que a Cemig vai ampliar em dois megawatts a carga de energia que chega ao Distrito, o que vai contribuir e muito para as empresas instaladas no espaço e que geram milhares de empregos diretos e indiretos. Essas indústrias vinham sofrendo perdas e acumulando prejuízos com as constantes quedas de energia. A Cemig pediu um prazo de até um ano, a conta da assinatura dos convênios, para que o serviço seja concluído”, destacou o Vereador.
Fórum Comunitário vai debater situação das barragens em Araxá
No próximo dia 27 de março, no Plenário da Câmara Municipal, Vereadores, representantes da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), da Mosaic Fertilizantes, especialistas, imprensa e comunidade vão debater a situação das barragens da mineração que existem no município. O pedido é do Vereador Fabiano Santos Cunha para que seja conhecida de perto a atuação das mineradores com as questões de manutenção e segurança desses espaços.
“São 15 barragens das duas mineradoras construídas no entorno da cidade e recentemente, a barragem B1/B4 da Mosaic não conseguiu um certificado de segurança e o fato acendeu a luz amarela no que se refere aos riscos dessas represas de rejeitos. Principalmente, depois das recentes tragédias nas cidades de Mariana e Brumadinho, que vitimou centenas de pessoas e provocou um grande dano ambiental”, destacou Fabiano. O Fórum Comunitário é aberto ao público e acontece a partir de 15h30.
Resumo da tribuna
Em seu tempo regimental, na Reunião Ordinária dessa terça-feira, o Vereador Fabiano Santos Cunha comentou a ação do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que em parceria com os Governadores de outros estados do Sul e Sudeste, firmou acordo para a formação do Consud (Consórcio Sul-Sudeste). O consórcio terá programa de atuação em dez setores: segurança pública, combate ao contrabando, saúde, sistema prisional, desburocratização, turismo, desenvolvimento econômico, educação, inovação e tecnologia, logística e transporte.
Fabiano falou da importância do Consórcio. Ainda destacou a capacidade de gestão administrativa do Governador Zema, que conseguiu um superávit financeiro de R$ 4 bilhões nos dois primeiros meses do ano. Segundo Fabiano, “isso é resultado de um trabalho responsável para a recuperação do Estado de Minas Gerais”, finalizou.
O parlamentar ainda apresentou duas Moções de Congratulações: aos soldados do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que trabalham na 2ª Companhia de Araxá: Filipe Souza Gonçalves, Otávio Augusto Santos e Ícaro Luiz Costa, que atuaram no resgate das vítimas da tragédia de Brumadinho. E para o Padre Duille de Assis Castro, que deixou a Paróquia de São Domingos de Gusmão em Araxá, e Padre Francisco de Sales Martins Neto, que assumiu o cargo na Matriz.
Ascom Vereador Fabiano Santos Cunha