Vereador usou a tribuna pela última vez e fez um resumo das principais ações de seu mandato legislativo
Encerrando oito anos de trabalho parlamentar, o Vereador Fabiano Santos Cunha (PSD) usou a Tribuna do Plenário Guilherme Gotelip Neto na tarde dessa terça-feira (08), para fazer um resumo das principais ações realizadas por ele no Legislativo Araxaense. Fabiano esteve na Câmara de 2013 até 2016, sendo reeleito para o segundo mandato consecutivo, que iniciou em 2017 e termina em 31 de dezembro de 2020. Nesse tempo, atividades diversas foram realizadas em todas as áreas da sociedade.
Em sua ação parlamentar, Fabiano apresentou na Tribuna cerca de 530 Indicações e Requerimentos, além de ter enviado, via Gabinete, outros 560 ofícios. “As indicações foram enviadas ao Poder Público, indicando percepções nossas sobre as necessidades do Município e atendendo pedidos da população. Os ofícios foram encaminhados aos diversos setores públicos municipal, estadual e federal, além de entidades, representantes de classe e para a iniciativa privada”, explicou.
Entre os assuntos apresentados em indicações, requerimentos e ofícios, Fabiano destacou a fiscalização no Aterro Sanitário de Araxá, reuniões para a concepção do novo Feirão do Povo, a Capela de Velório do Cemitério São João Batista, projetos na área esportiva, cultural, educativa, na saúde, setor social e ambiental, além de levantamento das demandas do Distrito Industrial e da abertura de uma nova agência da Caixa Econômica Federal na cidade.
Outras ações
Xadrez nas escolas; Implantação da robótica na rede municipal de Araxá (Projeto aprovado no CMDCA); Universidade da Família, Doação de livros para a Biblioteca Pública e o Projeto Líderes do Futuro – Juventude Cidadã; apoio para Santa Casa, Casa do Caminho, FAMA, Fada, Apae e outras instituições, Projeto Farmácia Solidária, Cateterismo e Angioplastia em Araxá; Doação de Livros para a Biblioteca Municipal, Criação do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) para doação de sangue em Araxá e mobilização regional para a Duplicação da BR-262, com assinatura de mais de cem vereadores de cidades de toda a região.
Projetos de Lei
Ainda nas ações parlamentares, Projetos de Lei foram apresentados e aprovados. Fabiano destacou os principais nos dois mandatos, como a Lei de Obrigatoriedade dos Salva Vida em Clubes da cidade, Lei do Descarte Correto de Produtor Eletroeletrônicos, Lei da Obrigatoriedade do Profissional de Educação Física na Escola Dia do Escritor Araxaense e Semana Literária e a Lei de Padronização dos Uniformes Escolares.
“Essa lei dos uniformes escolares foi exemplo para diversas cidades, que nos procuraram para que pudessem entender e ter como referência. Desde 2017, os uniformes não podem mais ter a logomarca das administrações, mas sim o bração do município e segue as cores do brasão. Isso gera economia as famílias e as empresas, que não ficam com estoques de camisetas que mudam a cada quatro anos”, ressaltou.
Presidência da Câmara
O período em que presidiu a Mesa Diretora da Câmara, em 2017/2018 foi relembrado por Fabiano durante seu balanço de trabalho. A época foi marcada pela devolução de R$ 2 milhões ao Município e indicação de investimento na saúde, com a compra de duas UTIs Móveis e um carro com carretinha para o Canil Municipal. Também foi marca da Gestão de Fabiano na Casa a reforma completa do prédio, com reformulação de vários setores e do Plenário, que ganhou o Painel Eletrônico de Votação, sistema de áudio e vídeo novo, além da nova comunicação visual, a Sala Vereador José Gaspar Ferreira de Castro, Galeria de Artes, Galeria de Ex-presidentes, instalação de piso e pintura geral.
“Também revisamos os contratos, eu não usei diárias de viagem nos dois anos que estivemos na Presidência, aprovamos o Novo Regimento Interno, o Código de Ética, colocamos a Escola do Legislativo em pleno funcionamento e promovemos cursos de capacitação para todos os servidores”, disse. Ainda, no período da Presidência, Fabiano encabeçou a realização do 1º Seminário de Câmaras Municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em Araxá, com a participação de 280 parlamentares de 70 cidades, além de autoridades políticas estaduais e nacionais.
Finalizando, Fabiano enfatizou o parecer prévio pela aprovação das contas municipais dos Exercícios 2015, 2017 e 2018, do Tribunal de Contas de Minas Gerais, período que compreende o tempo que o Vereador esteve como presidente da Casa Legislativa.
“Encerramos esses oito anos de mandato com total convicção de que fizemos tudo isso pensando no povo dessa cidade, com responsabilidade, austeridade e respeito. Meus agradecimentos a Deus, minha família, minha equipe de Gabinete, aos servidores da Câmara, meus colegas Vereadores e a população de Araxá”, finalizou.
Ascom Vereador Fabiano Santos Cunha