Minas no Foco

Febre Amarela: Bambuí e Medeiros com rumores, investigação em Ibiá e morte de macacos confirmada em Sacramento

Situação preocupa cidades do Triângulo, Alto Paranaíba e Centro Oeste

Por Caio Ranieri

O Boletim Epidemiológico da Secretária de Estado da Saúde de Minas Gerais, atualizado na sexta-feira (03), confirmou a morte de primatas por febre amarela na cidade de Sacramento, no Triângulo Mineiro.

Além disso, coloca outras cidades em alerta: Bambuí e Medeiros, no Centro Oeste de Minas Gerais têm rumores de casos e na cidade de Ibiá, no Alto Paranaíba, existem situações em investigação.

Ao todo, já são 66 municípios com casos suspeitos, sendo que em 35 cidades, os casos há foram confirmados. Ainda segundo o boletim, foram notificados 843 casos suspeitos de febre amarela no estado. O aumento significativo no número de notificações deve-se a atualização de dados, que incluem casos com início dos sintomas durante todo o período de investigação.

Dos 843 casos notificados até o momento, 133 casos evoluíram para óbito, dos quais 55 foram confirmados para febre amarela, Entre os óbitos confirmados, 48, foram de homens. Abaixo, Mapa de ocorrências da doença e suspeitas!

Imunização

A Secretaria do Estado de Minas Gerais distribuiu até o dia 03 de fevereiro, 4.044.400 doses de vacina Febre Amarela para atender as áreas selecionadas com estratégia de intensificação vacinal e rotina de vacinação.

Dados fornecidos pelas Unidades Regionais de Saúde mostram que já foram aplicadas 2.154.871 doses de vacina Febre Amarela no Estado, sendo 1.311.033 doses nos municípios com surto de febre amarela.

Na regional de saúde de Uberaba, que compreende Araxá, Sacramento e Ibiá, por exemplo, foram entregues 80 mil doses em janeiro de 2017 e quase 30 mil já aplicadas. Na Regional de Divinópolis, que abriga também as cidades de Medeiros e Bambuí, foram 131.200 doses entregues em janeiro e 50.516 aplicadas no mesmo mês.

E na regional de Patos de Minas, que abriga outras cidades do Alto Paranaíba, foram 7.000 doses distribuídas, mas uma aplicação maior, de 9.170. Ou seja, além das doses entregues, o estoque anterior já foi utilizado nas cidades da regional. Informações sobre a doença podem ser encontras no www.saude.mg.gov.br/febreamarela.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts